terça-feira, 20 de maio de 2014

POLITICA INDIGENISTA - UM COMPROMISSO GOVERNAMENTAL




Já estamos quase chegando perto das campanhas politicas para a Presidência da República, mas elas já estão sendo trabalhadas em vários níveis como os acordos políticos e os ajustes de marketing.

Nós Povos Indígenas, as primeiras nações do Brasil, não ouvimos nenhuma menção por exemplo, nos programas partidários que passaram recentemente nas Televisões. 

Isso nos deixa muito apreensivos, afinal somos um milhão de guerreiros e guerreiras protegendo 15% do território nacional com nossas casas, nossas famílias e nossos ecossistemas.

É nesse celeiro do bem viver que estão grandes matérias primas para a modernidade, além de águas potáveis e biodiversidade.

Nós Indígenas temos um grupo de pensadores pensando o Brasil como potência mundial, mas dentro de um equilíbrio e de respeito mútuo entre pessoas de diversas origens e costumes, formas de comer e beber, tradições culturais e principalmente modelos de desenvolvimento.

Nós Indígenas sabemos saborear o peixe que vem dos rios de forma abençoada e gratuita, assim como sabemos que tem gente que saboreia comidas caras nos restaurantes e até gente do mundo do branco, que não tem nada prá comer.

Acreditamos que os Planos de Governo do próximo gestor do Brasil na Presidência da República, deve estabelecer uma relação de trabalho com os Povos Indígenas sim.

Os conflitos e os problemas que nos cercam como povos indígenas não foram criados por nós, mas nós queremos participar das buscas de soluções.

Não queremos que o nosso Brasil, a nossa Terra seja divididas em amigos e inimigos dos Índios!

Marcos Terena - é fundador do primeiro movimento indígena no Brasil

--
M. Marcos Terena

Fonte: Via e-mail da RCPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário