sexta-feira, 23 de maio de 2014

Calabouço 1968 - um tiro no coração do Brasil

O filme
 
O “Calabouço”, restaurante central dos estudantes, foi o cenário onde se desenrola o estopim das grandes manifestações estudantis que abalaram a ditadura instalada em abril de 1964 no Brasil.
 
Na tarde do dia 28 de março, o local estava repleto de estudantes, na maioria secundaristas, que reivindicavam a conclusão das obras do restaurante e melhorias na alimentação, quando foram reprimidos com violência pela Polícia Militar. Um tiro dado à queima roupa matou o jovem estudante Edson Luís, cujo corpo foi velado na antiga Assembleia Legislativa, que funcionava onde hoje é a atual Câmara de Vereadores, na Cinelândia, no centro do Rio.
 
Com cerca de 1 hora de duração, o documentário conta com depoimentos de personalidades que despontaram na época, como então estudante Vladimir Palmeira, que era presidente da UME (União Metropolitana dos Estudantes), o músico e compositor Sérgio Ricardo, autor da música “Calabouço”, entre tantas outras canções de protesto, o fotógrafo Evandro Teixeira, do Jornal do Brasil e a então estudante da Escola Nacional de Belas Artes e hoje jornalista Dulce Tupy, entre outros, o documentário resgata a memória do movimento estudantil, no momento em que detonou o processo de manifestações de massa que desembocaram na famosa Passeata dos Cem Mil.
 
FICHA TÉCNICA:
 
Calabouço 1968 - um tiro no coração do Brasil
Duração: 58min
Diretor: Carlos Pronzato
 
Exibição: Calabouço 1968 - um tiro no coração do Brasil, seguida de roda de debates com a presença do documentarista Carlos Pronzato. Entrada gratuita.
Data: 24/05
Horário: 17h
Local: Av. Brasil, 248, sala 1102. Santa Efigênia. 
Mais informações: http://betocineclube.blogspot.com.br / 8899-0201
 
 
Fonte: Via e-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário