quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

ARUANÃ, ONG DA TRANSFORMAÇÃO

Fico bastante contente que a ONG ARUANÃ - Associação para Recursos Ambientais e Artísticos, tenha uma nova diretoria e contente porque fica claro de que ela como foi concebida, fundada e mantida prova-nos de tem forte seu símbolo de transformação, superação.A ONG ARUANÃ tem como logomarca, uma árvore decepada pela moto-serra da ignorância, do desamor, do desfiliamento. Mas o seu “broto” é a esperança. É o que pode ser resgatado, transformado, transmutado. É floração enramando e se encipoando na Teia da Vida! Então o “Broto” tem um significado que a destingue.

O novo mandato (2011 - 2013):


DIRETORIA EXECUTIVA
1. YÃ BOMFIM RIBEIRO – PRESIDENTE
PROFISSÃO: TÉC. ADMINISTRATIVO/GRADUANDO EM ENGENHARIA AMBIENTAL
2. LILIANE BOMFIM DOS SANTOS SOARES – DIRETOR SECRETÁRIO
PROFISSÃO: GRADUANDA EM ENGENHARIA AMBIENTAL
3. LORENA ANATÓLIO CERQUEIRA RAMOS – DIRETOR FINANCEIRO
PROFISSÃO: CONTADORA
4. MAÍLSON LUIS VITORINO SILVA – DIRETOR DE PROJETOS E PESQUISAS
PROFISSÃO: ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

CONSELHO FISCAL EFETIVOS
1. LECI ANATÓLIO CERQUEIRA
PROFISSÃO: PSICOPEDAGOGA/ESPECIALISTA EM AT. FISICA E SAÚDE
2. TÂNIA CARVALHO DE SOUZA
PROFISSÃO: PROFESSORA
3. ADEMARIO SOUZA RIBEIRO
PROFISSÃO: DIRETOR TEATRAL E PEDAGOGO

CONSELHO FISCAL SUPLENTES
4. CASSIA FIRMO DE OLIVEIRA
PROFISSÃO: PEDAGOGA
5. MÁRCIA TEIXEIRA BARBOSA BOMFIM
PROFISSÃO: DOMÉSTICA
6. MARTA REJANE LOPES CARVALHO
PROFISSÃO: ARTESÃ

ARUANÃ – Associação para Recursos Ambientais e Artísticos, fundada em 01.10.86, em Simões Filho, Estado da Bahia, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos, com Utilidade Pública Estadual e Municipal que atua com equipe multidisciplinar nas áreas das políticas públicas com foco para projetos socioeducativos, capacitação de professores, educação de jovens e adultos, educação ambiental, manifestação cultural e oficinas artísticas com ênfase para o teatro.

PRINCÍPIO GERAL:

Contribuir para a formação de atitudes e valores que mobilizem e organizem pessoas e coletivos a compreenderem a interdependência humano-natureza, motivando funções sociais cada vez mais responsáveis.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Fomentar as Políticas Públicas através de projetos sócio-educativos, contemplando as camadas mais carentes, otimizando a educação sanitária e ambiental, formando cidadãos, atores sociais responsáveis;
• Capacitar Jovens com vistas à sua inserção no mercado de trabalho;
• Capacitações pedagógicas;
• Fomentar e apoiar ações e projetos voltados à Reciclagem e à capacitação de pessoas nesta temática com foco econômico e socioambiental;
• Produzir Arte e Cultura com vistas, a ressignificação, interpretação e valorização da nossa Identidade Étnico-Cultural;
• Apoiar, promover e ou realizar atividades que ampliem a reflexão crítica da Relação do Humano e seu Meio, do Local ao Global;
• Reinserir Crianças e Jovens junto às suas famílias, fortalecendo seus vínculos, favorecendo a ampliação da sua auto-estima e conscientizando-os da importância de sua permanência e ou reingresso na educação formal.

Sua participação em alguns coletivos

Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais pelo Meio Ambiente e Desenvolvimento - FBOMS;
• Conselho Municipal da Assistência Social;
• Fórum Estadual Lixo & Cidadania;
• Rede Brasileira de Educação Ambiental - REBEA;
• Titular no Comitê Gestor da APA Joanes – Ipitanga;
• APEDEMA - Assembléia Permanente das Entidades em Defesa do Meio Ambiente;
• Titular da cadeira de Meio Ambiente do Território Metropolitano de Salvador - TMS;
• LIGAMBIENTE;
• Cadastro Estadual de Entidades Ambientalistas – CEEA/IMA...

5 comentários:

  1. Também fico muito contente em ver que a Aruanã está brotando pelos caminhos da construção de um mundo melhor. Parabéns à nova equipe liderara pelo Yã, filho da Natalina e Ademário. Parabens a nova equipe Aruanã. Saúde, paz e prosperidade para todos. Que nessa caminhada, Ñanderu nos acolha sempre.

    ResponderExcluir
  2. Estimada GG, sua palavra é (sempre) emissária de bênção e farei chegar à tod@s a sua acolhida! Tenha certeza de que tua presença está incorporada a cada respiração nossa e na ARUANÃ, inclusive. Que Ñanderu acolha-nos!!!

    ResponderExcluir
  3. Dema querido parceiro,

    Desejo que toda a equipe encontre equilíbrio e força para a labuta nesse novo caminho da ARUANÃ. Sabemos que já estamos preparados há muito tempo. Que as oportunidades cheguem como enxurradas que elas sejam aproveitadas de forma justa e com sabedoria.
    Abraços e sucesso sempre,

    ResponderExcluir
  4. Querida companheira Tan, que que vamos continuar juntos nessa luta e que estamos mais maduros. A emoção sempre andará conosco, contudo a razão - será nossa cara metade, senão é insustentável. Você é grande sabedora disto.

    Muito grato por sua valiosa visita!

    Tá valendo!!!

    ResponderExcluir
  5. Meu nobre e de raro caráter Ademario Ribeiro, que satisfação que tenho em mesmo distante, saber que essa ong tão importante continua renovando o broto da esperança e lançando novas sementes...

    ResponderExcluir