quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Parkatejê preserva em livro seu idioma e a Lei 11.645/08


Parabéns à Profª Leopoldina Araújo e ao Cacique Krohokrenhum por essa proeza (leia abaixo) em prol da cultura e da memória da tribo, do Brasil e do mundo. O Brasil precisa ser passado à limpo como aconselhava o brilhante antropólogo Darcy Ribeiro!
Viva a Cultura e História dos Povos Indígenas que a despeito de tantos massacres – nos compartilharam o paraíso Pindoretama!

Que venham mais exemplos como este, e, esse material, entre outros, inclusive escrito pela ótica de escritor(a)s indígenas e ou de escritor(a)s não-indígenas comprometid@s com a cultura e história ameríndia, podem e devem estar disponíveis nas escolas para que professore(a)s e estudantes possam enfim, aprender/ensinar a partir do determina a Lei Nº 11.645/08.

Eis a matéria:



Tribo Parkatejê edita livro para preservar seu idioma


postado por Andreia Santana @ 7:36 PM - 10 de dezembro de 2011



Li a notícia na EFE (agência de notícias espanhola). A comunidade indígena Parkatejê, do Pará, lançou um livro e um vídeo na última sexta-feira, 09, que imortalizam seus hábitos, costumes e cultura de seu povo. A publicação também cria uma gramática de sua língua nativa, o Jê Timbira, para salvá-la da extinção.
O projeto foi idealizado pelo cacique Krohokrenhum, 80 anos, líder da comunidade formada por cerca de 400 pessoas, que vive em uma reserva de 62 hectares no território paraense.

O livro de 196 páginas tem capítulos dedicados aos sábios conselhos de Krohokrenhum – que apesar da idade é ainda quem lídera as caçadas de seu povo – e às histórias de luta, adversidades e conquistas dos Parkatejê. A coordenação do trabalho de mapeamento linguístico do Jê Timbira foi responsabilidade da pesquisadora Leopoldina Araújo, que chegou pela primeira vez à aldeia há 37 anos com o desejo de estudar a língua indígena para um trabalho de pós-graduação.
A iniciativa devia se estender a outras comunidades remanescentes no país.

Fonte: http://literatura.atarde.com.br/?p=959

Fotos: Google imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário