segunda-feira, 29 de abril de 2013

Marcos Terena e a Vida dos Povos Indígenas

 Desejo apresentar, logo abaixo, mais um relato do estimado Marcos Terena (MM), o qual faz parte de sua história, história do seu povo - Terena, história do índio no Brasil, história do povo brasileiro. Na próxima postagem, vou verificar a possibilidade de divulgar uma "resposta" ao MM, que também, recebi no meu e-mail e o farei pois fui tomado (sensibilizado) pela nobreza dos pensamentos e gestos  dos dois  autores.

Saudações.
 
Eis o texto do Marcos Terena:

Amigos, Guerreiros e Irmãos!
 
A Nação Terena meu Povo era formado por grandes cavaleiros mas hoje na aldeia a gente só vê motos e bicicletas, mas um dos mais importantes ensinamentos que ouvi era que não bastava andar de cavalo, era importante conhecer, saber e vivenciar o estilo de cada cavalo, senão um dia você cai.....
 
Nós fomos os grandes estrategistas durante a Guerra do Paraguay para ajudar o Exército Brasileiro dentro do Pantanal e do Chaco, principalmente as mulheres, mas depois de tudo isso, perdemos nossos territórios originários, fomos traídos pelo Governo com falsa promessas e ficamos ilhados em pequenas reservas que antes da chegada do Purutuie, se constituia em nosso território ancestral. Até hoje não conseguimos retomar esses direitos.
 
Um dia conheci um técnico da antiga Embratel responsável por todo o sistema do Leste Brasileiro, de repente ele começou a falar comigo em nossa língua. Sim, ele era um Terena que usava sua inteligencia para ajudar o sistema eletro-eletronico do homem branco num centro principal do País.
 
Meu avô o Pai da minha Mãe que não conheci era um domador de cavalos bravos e foi assassinado ao tentar libertar o irmão dele que estava preso pelo SPI, mas ele morreu lutando pela liberdade das prisões que o homem branco inventava para disciplinar nossos Guerreiros.
 
Neste ano de 2013 diversos movimentos indígenas tem se mexido tentando dar visibilidade ao rosto e o sangue indígena em vários circuitos do Brasil. Vários encontros de jovens Indígenas. Muitos encontros de Mulheres Indígenas. Muitas reuniões sobre projetos, programas de desenvolvimento, cultura, educação e esportes.
 
Isso significa que nosso Povo vive e quer lutar com as armas do homem branco para sair da sombra dele seja da Funai, de amigos fazendeiros, politicos, organizações não governamentais e até de índios que trabalham para eles. Ou seja, atingir a liberdade e a auto-determinação.
 
É hora de continuar lutando e de o Governo Federal fazer seu papel constitucional: demarcar as Terras Indígenas como base para a Vida dos Povos!
 
Marcos Terena - Filho do Povo Xané - Tradição Xumono
Fundador da União das Nações Indígenas - 1º Movimento Indigena do Brasil

*M. MarcosTerena*
Cátedra Indígena Itinerante - UII
XII Jogos dos Povos Indígenas - 2013http://twitter.com/marcosterena - www.facebook.com/marcosterena
 
Fonte: e-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário