"Os
povos indígenas não devem ser tratados como primitivos por primarem
pela reprodução da cultura, das línguas e dos costumes milenares. Os
chineses, japoneses e outros povos não
ocidentais têm conciliado cultura e modernidade, mas quando se trata de
povos indígenas os rótulos são logo estampados: quando se apropria dos
recursos tecnológicos "deixou de ser índio", quando preserva a cultura
"é atrasado", quando se trata de garantia de territórios "é muita terra
para pouco índio". A cultura é dinâmica, portanto, se modifica, agrega
novos elementos e deixa outros para trás. O que queremos é o respeito às
nossas formas de organização social como sistemas complexos e
completos, com organização política, econômica, jurídica e religiosa
própria. Mas será que os professores estão preparados para trabalhar a
partir dessa demanda? Ou vão continuar reproduzindo o preconceito, os
estereótipos a incompreensão e a intolerância nas escolas e na
sociedade?"
Por Rosani Fernandes, professora Kaingang
http://educarencantando.blogspot.com.br/2009_04_01_archive.html
Do Álbum: "Elk falam as raízes da Terra» de Elk Tyfalay Post nº 1297
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