sexta-feira, 19 de abril de 2013

19 de abril - Dia do Índio - O que se comemorar?

 
 
19 de abril.

O que se comemora hoje? Há o que se comemorar?!

Sou indígena em muito do que faço e penso e luto...
 
Hoje, não vou, aqui, escrever muito a este respeito, contudo, convido a tod@s a fazermos uma reflexão sobre o que é Ser Índio Hoje no Brasil, senão, no Mundo. Sobretudo, no Brasil, se assim preferirem. Afinal, o que está acontecendo entre os Guarani-Kaiowá, Kiriri, Tupinambá de Serra do Padeiro e de Olivença, índios em marchas vertiginosas em Brasília, entre as dezenas de povos que estão na curva do Rio Xingu em virtude da Usina Bela Monte que os acabadores da seiva da vida querem por fim nos enfiar goela abaixo, o agronegócio tratorando vidas, culturas e patrimônios naturais... a discriminação, o genocídio, o esbulho de terras...
 
... É. Eu disse que não ia escrever muito...
 
Tão vendo. É por isso que é URGENTE continuar a reflexão-ação-reflexão sobre como temos agindo nesse (nosso) país quando o outro é o índio. Esse (des)conhecido nosso. Esse (des)semelhante nosso. Esse parente nosso. Esse irmão nosso. Esse brasileiro estranhado em suas terras milenares!
 
Como a foto acima, que cada um(a) de nós leve adiante a sua mensagem. Passe seu bastão. Dê a sua contribuição. Ela, a índia Krahô, leva para o presente-futuro a sua cultura, saberes ancestrais no fazer diário. Eis um dos tantos exemplos de Ser Índio(a) ou se quisermos: aborígenes, nativos, filhos da terra, ameríndios, etc.
 
Todo dia é dia!
 
Que o Brasil lhe seja irmão!
 
Foto: Renato Soares (Moça do povo Krahô).

Nenhum comentário:

Postar um comentário