quinta-feira, 12 de abril de 2012

Programação: Celebração das Culturas dos Sertões


Programação – Celebração das Culturas dos Sertões
Publicação: 28/03/12 | 14H03 - Última Atualização: 10/04/12 | 10H04

Circuito Popular de Cinema e Vídeo (CPCV) – Em abril, como prévia da Celebração das Culturas dos Sertões, a Diretoria de Espaços Culturais da SecultBA, em parceria com a Diretoria Audiovisual e a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), irá retomar o Circuito Popular de Cinema e Vídeo (CPCV) com o lançamento do projeto “Terças na Tela” – desta vez, com o tema “O Sertão no Cinema”. Durante um mês, todos os Centros de Cultura da SecultBA, situados na capital e interior, exibirão às terças-feiras, às 15h e 19h, filmes e vídeos de diversos formatos e cinematografias. Na programação, “O Grito da Terra”, de Olney São Paulo, “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”, de Glauber Rocha, “Paixão e Guerra no Sertão de Canudos”, de Antônio Olavo e o curta “A Musa do Cangaço”, de José Umberto Dias, além da animação “Boi Aruá”, de Chico Liberato, que lança seu segundo longa, “Ritos de Passagem”, durante a Celebração das Culturas dos Sertões, em Feira de Santana. O CPCV é considerado o maior circuito público de exibição nacional, formado por 20 pontos de exibição

Abertura musical com Show no TCA + Apresentações musicais em Feira de Santana – Em Salvador, no dia 05, um grande show de abertura constituído de atrações musicais diversas, eruditas e populares, em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, será realizado no Teatro Castro Alves. “Baião de Nóis”, como foi batizado, ficou a cargo do maestro, compositor, arranjador e instrumentista João Omar, natural do sertão da Bahia e filho de Elomar, o autor da obra-prima, “Chula no Terreiro”. “Sem dúvida, será um momento de descobrirmos qual é a voz do sertão baiano e de reunir nomes artísticos que tenham em suas trajetórias influências do sertão, como Xangai e Targino Goldim. Além do centenário de Luiz Gonzaga, vamos também prestar homenagens ao vaqueiro, cujo oficio foi reconhecido pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como bem cultural imaterial do Brasil”, revelou João Omar. Já em Feira de Santana, acontece o Encontro Repentistas, Violeiros, Sambadores (com apresentação de Bule-Bule e Elias Sobrinho), além de diversos grupos musicais, que farão apresentações diariamente antes e/ou depois dos trabalhos, com curadoria e direção de Cássio Nobre, coordenador de Música da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Já estão confirmadas as presenças dos grupos Sertanília e Mavieal Melo.

Aula Espetáculo de Ariano Suassuna – Para consolidar a abertura da Celebração das Culturas dos
Sertões em Feira de Santana, no dia 6 de maio, o evento recebe o escritor Ariano Suassuna, no Centro de Culturas Amélio Amorim, em Feira de Santana. Defensor da cultura nordestina, Ariano é um dos fundadores do Movimento Armorial – iniciativa artística que tem como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro. Autor de obras como “Auto da Compadecida” e “O Santo e a Porca”, Suassuna traz em suas aulas-espetáculos a diversidade cultural do Brasil, em versos, danças e música.
I Encontro de Estudos das Culturas dos Sertões – O encontro coordenado pelos professores Alberto Freire e Roberto Dantas acontece nos dias 07 e 08 de maio, com realização de mesas redondas para apresentação de trabalhos de pesquisadores convidados sob diversos temas – como “Fatos e casos no Cangaço”, “Conversando sobre Canudos” e “Arte sertaneja: múltiplas linguagens” – além de espaço para apresentação de trabalhos selecionados especialmente para este evento. Até o dia 8 de abril, estudantes, estudiosos e pesquisadores podem submeter seus textos para participar da programação oficial das sessões do Encontro de Estudos das Culturas dos Sertões sob os temas “Os sertões no cinema”, “Identidades e modos de vida dos sertões” e “Os sertões pelas letras”. (Release completo em anexo)

Lançamento do Filme Ritos de Passagem – O cineasta e ilustrador Chico Liberato, criador do “Boi Aruá”, importante longa metragem em animação produzido na Bahia em 1983, inspirado na literatura de cordel, se prepara para lançar seu novo longa, a também animação “Ritos de Passagem”. A animação de 110 minutos de duração narra o encontro do líder espiritual Antonio Conselheiro com o cangaceiro Lampião, rebatizados, respectivamente, como o Santo e o Guerreiro. A história começa a ser contada no momento em que os dois personagens morrem e entram na Barca de Caronte, que remete à mitologia grega, na qual as almas atravessam o perigoso rio da morte, o Aqueronte, às margens do inferno. Através da lembrança de seus ritos de passagem – nascimento, batismo, transição da juventude para a idade adulta, morte e transcendência – os personagens vivem um processo de auto-análise, refletindo sobre os acontecimentos que viveram no rigoroso e duro sertão. Para isso, o filme conta com a ajuda das cantigas populares, dos cantos de trabalho, da flora e fauna da região, do folclore, costumes, trajes, vocabulário e sotaques para dar vida à história destes já míticos personagens. Nascido na cidade de Salvador, em 1936, o cineasta e artista plástico Chico Liberato iniciou sua carreira em 1963, como artista plástico, numa coletiva de alunos de Ivan Serpa e Domenico Lazarini, no MAM – Rio de Janeiro. Sua carreira no cinema começou em 1972, com o desenho animado de curta duração “Ementário”. A partir daí, até 1979, entre ficções e animações, produziu um curta a cada ano.

Exposição fotográfica “Imagens dos Vaqueiros da Bahia” – Composta por imagens que são resultados do projeto Histórias de Vaqueiros: Vivências e Mitologias, a mostra reúne 30 fotografias de Josué Ribeiro, Bauer Sá e Elias Mascarenhas, realizadas entre os anos de 1985 e 1991, com curadoria de Washington Queiroz e coordenação de montagem de Edgar Filho retratando o universo destes importantes personagens do sertão. Além das fotografias, a exposição traz ainda reproduções de falas de vaqueiros, com textos que tratam sobre o seu dia a dia, sua relação com o trabalho, com os animais, com o meio ambiente, além de reflexões sobre a vida, o amor a morte, sempre em sua linguagem própria.

Feira de Artesanato – Durante a Celebração das Culturas dos Sertões o artesanato terá espaço garantido através da realização de uma feira de arte popular e artesanato, com peças diversas ligadas ao universo sertanejo. A mostra que reunirá xilogravuras, cordel, fotografias e música, será coordenada pelo artista plástico Luciano Robatto e ocorrerá diariamente, das 8h às 22h. A exposição contará com a presença de importantes artistas que trazem em seu trabalho as artes dos sertões, entre eles o compositor Bule Bule. Junto a outros repentistas, o cantor estará presente numa oficina de arte educação sobre repente. Estão programadas também oficinas de cordel e xilogravuras, a arte de ilustrar do sertão.

Sertão Em Rede – O projeto Sertão em Rede, do Centro de Desenvolvimento do Trabalho Integrado ao Social (Quixadá-Ceará), acontece como parte integrante da Celebração das Culturas dos Sertões. Trata-se de uma iniciativa inovadora que garante o acesso às tecnologias da informação e comunicação, através de diversas frentes de inclusão sócio digital realizadas há quatro anos em municípios de características rurais do Brasil. Durante a programação do evento, o equipamento “Unidade Móvel Sertão em Rede” – um ônibus com 13 computadores, conectados a internet – vai se instalar nas proximidades do Centro de Cultura Amélio Amorim que para oferecer uma oficina de formação básica de software livre/ linux para estudantes da região.

Lançamento de CD / livros A produção literária também estará presente na Celebração das Culturas dos Sertões. Além de uma sessão especial para lançamento de livros, o evento também acolherá a doação do livro e documentário “Canudos: Novas Trilhas” ao Centro Cultural Amélio Amorim. A obra, que reconstitui as trilhas históricas da Guerra de Canudos, é resultado de projeto de pesquisa coordenado pelos professores Roberto Dantas e Manoel Neto.

Rodas de Conversa – Objetivando fomentar novas discussões sobre a cultura sertaneja, serão realizadas dentro da programação da Celebração das Culturas dos Sertões, as Rodas de Conversa, visando à promoção de diálogos sobre temas que se referem diretamente às vivências e culturas dos sertões. Quatro temas principais foram eleitos – Identidades sertanejas; Cultura e convivência no semi-árido; Culturas tradicionais dos sertões; e o Sertão no mundo, todos discutidos sob a ótica de especialistas e mestres de saberes populares.

Fonte: http://www.cultura.ba.gov.br/2012/03/28/programacao-celebracao-das-culturas-dos-sertoes/

CELEBRAÇÃO DAS CULTURAS DOS SERTÕES


Feira de Santana (dia 09 de maio – manhã e tarde e noite)

 RODAS DE CONVERSA com a coordenação da professora Cláudia Vasconcelos em duas salas do Centro Cultural Amélio Amorim, sempre antecedidas de aberturas musicais (manhã, tarde) na sala principal do Centro Cultural Amélio Amorim, com curadoria dos músicos Fábio Paes e Cássio Nobre. As Rodas de Conversa serão espaços temáticos de discussão, formados por pesquisadores, artistas em diálogo com mestres e saberes populares.

A noite será realizada uma grande socialização do que foi discutido nas Rodas, através dos cordéis e de interferências musicais.

Os conteúdos abordados nas Rodas de Conversa estão relacionados às culturas sertanejas, agrupados por temas gerais que trarão para as rodas diferentes saberes, sendo eles:

1) IDENTIDADES SERTANEJAS (Coordenação da Roda: Cláudia Vasconcelos – UNEB)

1.1 - Índios e os Sertões – Prof Dr. Juracy Marques (UNEB Juazeiro) e um representante indígena Tuxá – Paulo Afonso

1.2 – Religiões de matrizes africanas nos Sertões – Profa Ms. Íris Verena Oliveira (UNEB – Conceição do Coité) e um representante da Federação do culto afro-brasileiro de Feira de Santana

1.3 – Gênero e masculinidades nos Sertões – Profa Ms. Vânia Nara Vasconcelos (UNEB – Sto Antônio de Jesus)



2) UM OUTRO SERTÃO POSSÍVEL: Cultura de Convivência com o Semi-Árido (Coordenação da Roda: Maria Ribeiro – SECULT)

2.1 - Experiências de Permacultura / Agricultura orgânica familiar – Instituto de Permacultura (SSA) e o GARRA – Grupo de Apoio e Resistência Rural e Agrária (Irecê) (a confirmar)

2.2 – Água – MOC - Movimento de Organização Comunitária (Feira de Santana) e IRPAA – Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Curaçá)

2.3 – Educação para o Semi-árido: RESAB - Rede de Educação do Semi-árido Brasileiro, EFA - Escola Família Agrícola de Quixabeira (a confirmar)

3) CULTURAS TRADICIONAIS DOS SERTÕES (Coordenação da Roda: Daniela Matos – SECULT)

3.1 - Medicina Alternativa – Profa Ms. Daniela Martins – UNEB Serrinha, um representante da Casa de Repouso (Jacobina), rezadeiras e parteiras

3.2 - O "TOM" DA INFÂNCIA: 100 anos de Música Tradicional da Infância em um município do Sertão da Bahia – Dra Lydia Hortélio e um brincante do interior

3.3 - Sertão e patrimônio cultural: os vaqueiros da Bahia - Washington Queiroz (Conselheiro Nacional de Cultura) e um vaqueiro do interior



4) O SERTÃO NO MUNDO (Coordenação da Roda: Gislene Moreira – UNEB)

4.1 - Os Sertões articulados em rede - Rede Ser-Tão – Brasil e ASA – Articulação para o Semi-árido (a confirmar)

4.2 – O Sertão e os meios de comunicação - rádios comunitárias de Santa Luz e Josias Píres (Bahia Singular e Plural) (a confirmar)

4.3 - Cinema no Sertão: Desafios da inclusão sociodigital – Profa Milene Gusmão (UESB – Vitória da Conquista), Marcelo Rabello (cineasta) e um representante do Pensar Filmes – Pintadas (a confirmar)



- O registro das Rodas de Conversa será feito através de cordéis, realizado por 04 cordelistas espalhados pelas salas. As salas serão ambientadas por artesãos tradicionais do interior da Bahia.



Coordenação Geral:

Cláudia P. Vasconcelos –claudia.educ@gmail.com - 9183.3920 ou 9983.3903

Equipe:

- Daniela Matos - d.abreu.matos@gmail.com – 9308.6650

- Gislene Moreira - gislene.moreira@flacso.edu.mx – 9677.2520

Fonte: e-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário