quarta-feira, 7 de março de 2012

Releituras de Criaturas de Ñanderu de Graça Graúna


Hoje, 7.03.12, recebi e-mail da minha estimada mana, Graça Graúna* com a qual conversei nessa manhãzinha por telefone sobre nossas Abá ekó - Coisas de índio(a), nossa literatura, nossas vidas, nossas ramas. Seu e-mail tinha a mesma tinta de (quase) sempre: tons do seu lindo coração. Ela me informava de que fora a cidade de Pernambuco assistir a uma apresentação na Escola de uma ex-aluna sua, Profª Karina, ora, com seus(uas) aprendizes.

Lá, Graúna, que às vezes gosto de chamá-la de Grão (Semente) – se comoveu ao ver, ouvir, sentir, tocar nas releituras acerca do seu livro Criaturas de Ñanderu – um conto que apresenta a emocionante história de uma garotinha que presta a atenção às histórias contadas pelos sábios de seu povo e que ao crescer não se distancia dos saberes ali aprendidos, apreendidos e sorvidos – e são esses conhecimentos que a fazem forte diante dos vendavais sistêmicos e incessantes (atrações/traições) da Serpente Civilizatória e da FeroCidadeGrande – que é onde ela fica um tempo bem grande fora do povo de aldeia – mas, sem deixar a peteca cair nas arapucas sedutoras da Cobra Grande e quando pode ou dar veneta, ela larga tudo e vai para o mato reencontrar os seus parentes!


Gostaria então que você que nos lê acessasse este link:
http://intercriaturasdenhanderu.wordpress.com/

para conhecer as releituras da professora Karina e de seus(uas) aprendizes, através de textos e desenhos, a partir das leituras que fizeram do livro Criaturas de Ñanderu da autora potiguara, Graça Graúna.


Caro leitor(a), muito grato e se (re)encontre com a nossa Cultura Indígena. Traga-a para sua sala de aula, consultório, empresa, varanda, playground, praça, sala de estar...


*Graça Graúna é indígena Potiguara (RN), Profª Drª PhD e atua na área de Literatura e Direitos Humanos.


Fonte da Capa do livro: http://ggrauna.blogspot.com/2009/11/lancamento.html

Fonte das demais ilustrações:
http://intercriaturasdenhanderu.wordpress.com/

2 comentários:

  1. Profª Karina Calado nos escreveu:
    "Meu caro Ademário,
    Recebo com muita alegria o seu comentário sobre o nosso projeto. Através do blog da Prof.ª Graça, conheci, há um certo tempo, um pouco do seu trabalho como arte-educador. Sentimo-nos lisongeados com seu release e agradecemos por seu empenho em nos divulgar. A presença de nossa "amigairmã" no evento de culminância do projeto nos trouxe uma felicidade imensa. Foi tudo muito lindo. Gratificante. Postei as fotos no blog. Espero que depois você possa dar uma olhada para se sentir como se cá estivesse.
    Obrigada pela força! São trabalhos como o seu, o meu, o da profª Graça e o de tanta gente boa que nos rodeia, que nos faz acreditar na luta por um mundo melhor, com direitos e visibilidade iguais para todos.

    Saudações educadoras!

    ResponderExcluir
  2. Estimada Karina, eu é que fico algre e honrado de conviver no mesmo tempo - existência - com alguém que leva à Educação os valores de uma intrevenção incluisva com ternura e respeito a diversidade - e - em particular - contributiva para com os povos indígenas quando a nossa poetamiga Graça Graúna é uma voz terna e invulgar do povo potiguara!

    Como aprendemos com ela, que Ñanderu nos acolha!!!

    ResponderExcluir