terça-feira, 9 de setembro de 2014

Desfile de 7 de setembro em Simões Filho



A cada ano a participação das escolas municipais e estaduais do município de Simões Filho nos Desfiles de 7 de setembro em comemoração ao fato histórico da Independência do Brasil vai se aprimorando. Fruto das experiências e da sequência de diálogos entre a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a organizadora do evento com as secretarias – como a de Cultura, Saúde, Serviços Públicos e, entre outras, afinal, a cada ano, mais secretarias e entidades agregam. Das instituições presentes, as protagonistas são as Unidades Escolares das redes municipal e estadual que veem às ruas com a graça, brilho, habilidade, criatividade de seus alunos, professores, diretores e auxiliares.

Neste dia 7 de setembro, quem passou pela Avenida Altamirando de Araújo Ramos, Praça Noêmia Meirelles Ramos, Rua Rui Barbosa e Praça da Bíblia –, assistiram um dos mais lindos, comoventes e organizados desfiles desta efeméride que teve este ano como tema: “7 de Setembro – Educação e Saúde construindo relações de parceria e solidariedade: família x Escola X Comunidade”.

Do palanque oficial, o prefeito de Simões Filho, Dr. Eduardo Alencar, prestigiou o desfile, acompanhado por secretários municipais, vereadores e representantes de instituições militares, civis, culturais, sociais e religiosas.

Desfiles formais e informais, criativos e críticos refletiram os temas e finalidades que estão incorporados na filosofia e crença de suas respectivas instituições, a exemplo da Polícia Militar, Guarda Municipal, Marcha das Vadias, Ciclistas, Manifestações socioculturais, Grupo Gay de Simões Filho (GGSF), Fanfarras como a FANAUSF, Simõesfilhense, FAMUPI, Associação de Deficientes Físicos de Simões Filho (ADESF), Grupos de Matriz Afro-brasileira, entre outras, sob o fascínio das escolas municipais e estaduais.

Destaco o desfile emblemático do GGSF que apresentou uma homenagem ao Assistente Social, Nino Penteado, que foi coordenador do Programa DST/AIDS, fundador e presidente do Grupo Gay de Simões Filho (GGSF), cabelereiro e barbeiro de destaque em Simões Filho e Babalorixá do Terreiro Ilê Axé Odé Akoerã, falecido em 30 de julho deste ano.

Outro destaque para a ADESF aguerrida, presente e inclusiva. Ela trouxe às ruas seus(uas) associados(as) mais especiais e para quem foi fundada esta organização civil: os(as) portadores(as) de deficiências. Eram crianças, jovens, adultos e anciões que dançavam, cantavam, tocavam, sacodiam cartazes – que apresentaram sua força, beleza, singularidades e suas urgências! Como eles e elas eu afirmo minha mais forte emoção e reflexão humana, política e cívica!


O 7 de setembro deve continuar a se superar a cada ano. Cada vez mais inclusivo para que a emancipação dos cidadãos a cada ano realize com mais êxito a concretização da justiça social e qualidade de vida para todos e todas.

Fonte: www.paginasimoesfilho.com.br  Acesso em 09.09.2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário