sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Breve histórico sobre vida e obra do Dr. Dinálio Tolentino Álvares


Dr. Dinálio Tolentino Álvares

Por Ademario Ribeiro



Nasceu no dia 05/05/1926. Aos 14 anos, por problema de saúde de seu pai (câncer no pulmão), assumiu o seu trabalho como Despachante Aduaneiro, pela necessidade de sustentar a família, composta pela Mãe, Esmeraldina e 02 Irmãos, Liodina na época com 08 anos e João com 06 anos.
Aos 17 anos entrou na Universidade Federal de Medicina e, concomitantemente, começou a lecionar Física à noite, num cursinho de pré-vestibular que doravante passou a chamar-se Curso Andes, um dos primeiros de Salvador, juntamente com o Colega e Amigo, Mario Augusto Castro Lima.
Aos 21 anos, um ano antes de formar-se, casou com Elza Magalhães Leite, com quem teve 05 filhos, Maria Dinelza, José Antonio, Virginia Lucia, Ana Lúcia e Fernando Cezar.

Formou-se em 1948 aos 22 anos, com especialidade em Pneumologia. Nessa mesma época, a convite do Dr. Francisco Serra, assumiu a Diretoria Administrativa do Hospital Santa Terezinha, onde permaneceu por longo tempo. Seus atos de solidariedade e abnegação juntavam-se aos de seu colega Dr. Nahum Chaperman em relação ao combate a tuberculose que os faziam acompanhar seus pacientes desde esse Hospital até onde fosse necessário para internamentos, estudos ou investigação.

Inclusive, foi por 17 anos o Diretor da Divisão Central de Tuberculose, entre outros cargos exercidos na Secretária de Saúde do Estado. No círculo acadêmico e mais enfaticamente, no âmbito da Universidade Federal de Medicina ao participar ativamente de congressos, estudos e comissões, dando continuidade aos trabalhos dos precursores no combate a tuberculose na Bahia ou ao lado de seus contemporâneos. Professores e doutores que se notabilizaram em nosso estado que teve a maior taxa de tísicos do Brasil: José Silveira, Martagão Gesteira, Landupho Alves, Adriano Pondé, Álvaro França Rocha, César de Araújo, Edgard Santos, entre outros.

A partir de 1976 até seu desenlace, foi Professor Adjunto da cadeira de Propedêutica, na Escola Baiana de Medicina, período esse interrompido em 1978, quando se mudou para Brasília, assumindo o cargo de Assessor Particular do Ministro da Saúde, seu amigo e colega Mario Augusto Jorge de Castro Lima.

Em 31/05/86, aos 60 anos, foi acometido de um mal súbito, vindo a falecer, deixando a Esposa, 05 Filhos e 17 Netos.



Referências
MACHADO, Almério de Souza. A História da Pneumologia na Bahia: Tributo ao Professor César Augusto de Araújo. Gazeta Médica da Bahia, v. 77, n.2, p. 195-209, jul-dez.2007.
NETO, Dinálio Tolentino Álvares. (E-mail), 21 ago. 2014, Salvador (para) Ademario Ribeiro, Simões Filho (BA). 1p. Solicita informação sobre Dr. Dinálio Tolentino Álvares.
http://www.youtube.com/watch?v=i9506fWHacg

Nenhum comentário:

Postar um comentário