sexta-feira, 21 de março de 2014

Tupinambás realizam etnomapeamento do território indígena no Sul da Bahia

 
 
Com o projeto *Espalha a Semente*, Tupinambás de Olivença fazem uma cartografia afetiva do seu território e apontam as fronteiras da demarcação  O projeto "Espalha Semente - Etnomapeamento Tupinambá" vai realizar uma  cartografia do território indígena Tupinambá contando histórias e  compartilhando imagens na aldeia nos dias 21 a 30 de março.

Com oficinas de audiovisual, fotografia, cultura digital, etnojornalismo e  georeferenciamento, a cartografia do território será povoada pela memória  afetiva dos tupinambás, pela demarcação do espaço físico e simbólico das  terras que será feito por uma equipe de colaboradores das áreas de  antropologia, geografia, tecnologias digitais, cinema e comunicação, junto  com os indígenas.

O aldeamento tupinambá foi criado em 1680. Mais de 300 anos depois, eles  são oficialmente reconhecidos como indígenas pela Funai e em 2009 tem  início o processo de demarcação do território, que ainda não se concluiu.

Jaborandy Tupinambá, articulador do projeto na aldeia, ressalta a importância do momento para a luta indígena e diz que a questão do território não pode ser tratada com a presença do exército - que hoje ocupa  a aldeia, mas dialogando com os parentes tupinambás e suas histórias.

O "Espalha a Semente - Etnomapeamento Tupinambá" conta com o apoio da  Assessoria de Culturas Digitais da Secretaria de Cultura da Bahia.

Siga o caminho tupinambá no mapa!

http://espalhasemente.org/mapatupinamba/#espalhasemente#etnomapeamento#tupinambá #culturadigital
*TUPINAMBA *

Os Tupinambás de Olivença vivem num aldeamento indígena de que se tem notícia pelas fontes coloniais de que existe desde o ano 1680, fundado por missionários jesuítas, mantém-se na região de Mata Atlântica do sul da Bahia, nas proximidades da cidade de Ilhéus e se estende da costa marítima
da vila de Olivença até a Serra das Trempes e a Serra do Padeiro.

Envolvidos num contexto de integração regional, marcado pelo contato com outros povos, os Tupinambá de Olivença consideram-se "caboclos" ou mesmo "índios civilizados", mas isso nunca significou um abandono de sua condição indígena, como aponta o Instituto Sócio Ambiental.

Em 2001, os Tupinambá de Olivença foram reconhecidos oficialmente como indígenas pela Funai. A primeira fase de demarcação do seu território foi em 2009 com a publicação do resumo do relatório de identificação e delimitação da Terra Indígena Tupinambá de Olivença. O processo de demarcação passa por grandes conflitos no território. Agora, os Tupinambás estão num processo de auto-demarcação de suas terras e o Espalha a Semente - Etnomapeamento Tupinamba esta colaborando!
 
Fonte: Rede social da ANAIND

Nenhum comentário:

Postar um comentário