quarta-feira, 27 de julho de 2011

BRASIL URGENTE: Carta do Tuxáua Korubo


CARTA (do tuxaua Korubo) CONTRA AS TORTURAS DOS INDÍGENAS
Via Kaxalpinia Korubo: Torturas contra a Humanidade. Rio de Janeiro. Alerta! República Federativa Brasileira.

As comunidades indígenas nativas do Rio de Janeiro estão submetidas às torturas psicológicas, traumas etc. As autoridades do Rio de Janeiro, como a Segurança Pública, a hierarquia militar continua comandando, intimidando e torturando os Povos Nativos Indígenas do Rio de Janeiro!!!

A Ditadura Militar continua, sim, senhor coronel. Os Povos nativos Indígenas de todo o território brasileiro pedem auxílio internacional. Não às torturas! As comunidades nativas indígenas do Rio de Janeiro, município Angra dos Reis, aldeia Povos Indígenas Nativos, cacique João da Silva, 98 anos. Aldeia Sapucaia, Aldeia Cabo Verde, Aldeia Parati-Mirim, Aldeia Rio Pequeno, Aldeia Ubatuba. 5 aldeias: Cariri, Kolinha, Yariwa, Kalitu, Aldeia Camboinhas. Por último, a Aldeia Maracanã: Centro Cultural, Universidade Indígena. Resistência há mais de 511 anos no estado do Rio de Janeiro. O mínimo que exigimos é de reconhecer as comunidades indígenas.

Os indígenas são isolados da assistência social do Estado, pois a República Federativa do Brasil assinou os acordos de Tratado Universal (Nações Unidas), mas não os cumprem. Os direitos humanos universais, a Declaração das Nações Unidas sobre os direitos dos Povos Indígenas assinada em 2007, na Assembléia Geral da ONU não é cumprida. O Tratado da OIT, a Convenção 169 também não é respeitada. A Lei 6001 do Estatuto do Índio é desrespeitada.
Denunciamos os maus-tratos, as torturas, e que a ditadura militar continua para os índios. Os povos indígenas exigem à República Federativa do Brasil que reconheça a dívida que tem com os Povos Nativos.

Solicitamos a intervenção urgente da OEA pelas torturas psicológicas aos Povos Nativos, pois há 511 anos estamos sofrendo.

Temos que fazer abaixo-assinados na Internet em defesa da Aldeia Maracanã, porque é um patrimônio histórico da UNESCO (ONU). Queremos fazer na Aldeia Maracanã um Centro Cultural Universal dos Povos Indígenas Nativos. Devemos enviar cartas para ONU de solidariedade ao tombamento do Patrimônio Cultural. Devemos fazer um mutirão para reformar o prédio e pintar o símbolo da paz. Não queremos guerra, nem militares.
Assina: liderança Korubo

Fonte: http://blog.elianepotiguara.org.br/2011/07/26/carta-do-tuxaua-korubo-contra-as-torturas-dos-indigenas/#more-349

2 comentários:

  1. É uma pena que as pessoas não tenham consciência do que é ser indígena no Brasil! Eu sentiria muito orgulho de ser indígena, mas não sou,mas sinto com se fosse e sendo assim procuro passar meu carinho para os indígenas não só os brasileiros, mas como no mundo todo. Sou carioca e estou acompanhando os eventos na Aldeia Maracanã e não abro mão de ajudá-los, é uma grande honra estar com eles ali, e sei que vencerão. Nadia Maria

    Aqui envio link de vídeos que fiz no dia da Contação de História. Tudo lindo mesmo!

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rEqM1PYaYw8

    ResponderExcluir
  2. Cisne Branco é uma alegria a sua mensagem, uma honra a sua visita ao nosso modesto blog e com gratidão irei acessar aos vídeos recomendados e tenha certeza de que socializarei os links para interessad@s!

    Vamos nos manter conctados!!!

    ResponderExcluir