quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Visita Técnica aos rios Joanes e Ipitanga

 
O Conselho Gestor da APA Joanes - Ipitanga, RM de Salvador, Bahia, realiza a sua segunda visita técnica nas localidades por onde passam os rios Joanes e Ipitanga, nos dias 22, 23 e 24 de novembro. Participei da primeira e foi uma experiência de grande importância para o currículo da APA JI e por conseguinte para cada visitante. Com meu hibridismo então, misto de poeta, teatrólogo, diretor teatral, educador ambiental, pedagogo, pesquisador dos povos indígenas, inclusive, nessa região, membro fundador e colaborador de organizações sociais e quilombos -, sorvi, visionarizei, prospectei nunces que me permitiram flashes incontinentes. Infelizmente não poderei participar dessa oportunidade, contudo, a nossa ONG ARUANÃ, estará representada por um membro da nossa diretoria, a jovem, muito brevemente, Engenheira Sanitarista e Ambiental, Liliane Soares.
 
 
 
Os municípios abrangidos pela referida APA soferam impactos antes da colonização portuguesa, entretanto, enfaticamente, afetada por esta. Os cortes econômicos e históricos apontam para outros impactos até que nos anos 60 e 70 com a implantação do Centro Industrial de Aratu - CIA e Polo Petroquímico de Camaçari - a região tem esse recorte socioambiental mais acentuado. Nas últimas décadas os impactos imobiliários, a problemática do lixo desordenado associado ao saneamento insipiente ou inesistente, diminutas noções de educação ambiental por parte da sociedade nos alertam para um quadro de degradação progressiva. Tomara que o(s) diagnóstico(s) dessa segunda visita técnica nos permita(m) uma leitura desses lençóis como a entender que os rios coneguiram lavar nossas ações predadoras e tenhamos compreendido que Todos Somos Um! O mal que fizermos a um fio da Teia da Vida - estaremos fazendo a nós memos e às próximas gerações!
 
Desejamos a tod@s visitantes que estarão imersos nesse Tour e que representam suas empresas, órgãos públicos, universidades, ONGS, associações e demais instituições, que tenham uma estadia/passagem de muita interação, comprometimento, alegria e vigor, afinal, os lençóis de Joanes-Ipitanga foram fios de seiva das vidas ancestrais e são nossos fios e deverão continuar para os nossos filhos e netos! Vamos "descobrindo", cobrindo as nascentes e nossas ações com proteção, com avizinhamento pacífico a fim de o desenvolvimento seja sustentável para tod@s!
 
Abaixo, algumas informações do folder da programação, gentilmente, enviado pelo Geneci Braz, coordenador da APA Joanes - Ipitanga, concernente a esta visita que tem seu sugestivo título: Descubrindo os lençóis de Jaones-Ipitanga.
 
"A Área de Proteção Ambiental Joanes/Ipitanga, criada por meio do Decreto Estadual 7596/99, tem como objetivo maior a preservação das nascentes, as represas dos rios Joanes e Ipitanga, além da sua região estuarina, propiciando ainda a conservação e recuperação dos ecossistemas existentes na área. Com 64.430 hectares contempla partes dos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Simões Filho, Dias D´Ávila, Candeias, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé, representados por remanescentes de Mata Atlântica, manguezais, restingas, dunas e cerrados".
Enfim, pelo menos, "as pontas dos lençóis", pois, só verão mais de perto como estão os lençóis desses dois entes, seus elementos, elementais - aqueles(as) que embarcarem nessa "viagem".
 
Awere! Axé! Aleluia!
 
 Fonte: Folder: Visita Técnica à APA Joanes-Ipitanga, 22 a 24 de novembro, 2012. Conselho Gestor da APA Joanes-Ipitanga (INEMA): Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídicos.
 
 

Um comentário:

  1. Estou muito feliz e grata por representar a Aruanã, e pela oportunidade de conhecer a área da APA Joanes/Ipitanga, que foi e ainda é muito impactada, mas continua sendo tão importante para as várias formas de vida que dependem dela.
    Sabemos que de acordo com os dados de monitoramento das águas do Joanes/Ipitanga a cada dia a qualidade dessas águas é reduzida, devido a poluição. Não podemos ‘’perde’’ esses rios... Como o Ademário falou: ‘’ Todos somos Um!’’, o meio ambiente funciona como um ciclo onde tudo tem retorno... Acredito que nós não desejamos um retorno negativo!
    Espero que possamos fazer um diagnóstico completo e que posteriormente as medidas para proteção e recuperação da APA Joanes/Ipitanga possam ser executadas.

    ResponderExcluir