sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Temas de vanguarda em Seminário de Educação em Umbuzeiro - PB



A minha participação no VII Seminário de Educação do Município de Umbuzeiro/PB, cujo temário Por uma Educação que valorize a Pessoa Humana e o Meio Ambiente, para minha imensa alegria e honra, foi uma indicação da Profª Drª PhD Graça Graúna, em virtude de solicitação originada pelo Prof. Antonio Agostinho Silva, membro da Secretaria Municipal de Educação do município de Umbuzeiro no Estado da Paraíba, o qual aceitou e convidou-me.

Fui acolhido pela secretária de Educação desse município, profª Maria Conceição Brito, pelos seus auxiliares, entre esses, o querido prof. Antpnio Agostinho Silva e, após o VII Seminário participei de uma animada roda de conversas com algumas educadoras, entre essas, destaco as professoras Terezinha Araújo Barreto, Nanci de Paula Vilanova e Ladjana. Meu translado Recife x Umbuzeiro e Umbuzeiro x Recife foi através do senhor Hélio - amável e hábil condutor.

Ao término, como singelas lembranças minhas e de Graça Graúna, brindei os professores com livros, livretos e jornais – os quais têm como temas: a causa indígena, literatura (poesias, tankas, trovas), direitos indígenas e educação ambiental. Socializamos pastas com arquivos diversos sobre os temas das palestras. Aporte esse que poderá referenciar pesquisas e estudos a professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados nos temas das palestras.
Leia abaixo release do aludido evento.

RELEASE


Realizado em 06 de Fevereiro de 2012, o VII Seminário de Educação do Município de Umbuzeiro/PB com o temário: “Por uma Educação que valorize a Pessoa Humana e o Meio Ambiente”, teve como público alvo os mais de 200 Professores da Rede Municipal de Ensino, e apresentou como objetivos a realização de uma abordagem mais específica no que se refere à aplicação da Lei 11.645/08, que trata da obrigatoriedade do ensino da História da África, dos Povos Indígenas e das Culturas Afro-brasileira nas escolas, com um recorte específico na temática que trata dos Direitos Humanos. Contou com a ilustre participação como palestrante do Professor Ademario Ribeiro, que dirigiu os trabalhos realizados durante o dia.

Em um segundo momento foi proferido uma palestra sobre Educação Ambiental, um tema de bastante relevância, e que ora se apresenta como tema integrante dos Projetos Pedagógicos desenvolvidos nas escolas. Os referidos temas foram escolhidos de acordo com prioridades estabelecidas no Plano de Metas – PDE, em consonância com Plano de Ações Articuladas – PAR do Município de Umbuzeiro/PB, ao qual contemplam planos de formação nas áreas de Educação em Direitos Humanos, Educação Ambiental e Educação para a Diversidade das Relações Étnicoraciais.

Maria da Conceição Brito
Secretária de Educação do Município de Umbuzeiro/PB.

OHv4dlHQkpk/TzW70WnlnjI/AAAAAAAAAy4/6x8A6_VbZVA/s1600/Abertura%2Bdo%2Bano%2Bletivo%2B067.jpg" imageanchor="1" style="margin-left:1em; margin-right:1em">

Enfim, os professores e estudantes presentes, entoaram seus maracás e cantaram Koyra (Tempo de agora) em Tupi - Português, ao sairem para a "merenda". Voltaram a entoar os maracás ao cantarem Celebração , poesia e música que evocam os quatro elementos da Mãe Terra em seus ciclos biogeoquímicos para manutenção da Vida!

Direitos Humanos, Educação, Educação Ambiental, Relação Sociedade e Natureza, as Histórias e Culturas dos Povos e naquele momento -, dos Indígenas, assim como os Direitos de Crianças e Adolescetes (fizemos também esse recorte com uma Linha do Tempo) - todos são sim, vanguardas na Educação e na Aventura Humana na Terra. O Amor, a Ternura, o Respeito a Diversidade - são vanguradas. Porque só ums Educação Emancipadora - livre de correntes, mordaças - pode dignificar e elevar as pessoas a serem cada vez mais felizes em Ser e Estar em seu lugar e no mundo!

Crédito das fotos: Secretaria Municipal de Educação de Umbuzeiro - PB.

13 comentários:

  1. AR, querido: nunca é demais repetir que eu amo o seu jeito de palestrar acerca da história, da memória de negros e indios. Fico contente em ver a importancia que tem o diálogo para dignificar o nosso lugar no mundo. Parabens. GGraúna

    ResponderExcluir
  2. GG, estimda, sou um privilegiado por ter a sua sempre terna acolhida, sempre balizada e democrática orientação. Seu gesto é largo como o coração que sempre pulsa amor, solidariedade. Minha gratidão mais funda!

    ResponderExcluir
  3. Amigo e apaixonado pela educação e pela cultura, sabes que sou sua fã mesmo sem carteirinha. Quisera que mais e mais pessoas fosse assim como você é.

    ResponderExcluir
  4. Nadja Pinho por e-mail, me escreveu:
    "Que o grande Arquiteto do Universo continue a te abençoar e iluminar.Que saudade!!!


    Nadja Pinho dos Santos
    Musicoteraupeta-Psicopedagoga-Psicoterapeuta".

    ResponderExcluir
  5. Queridas colegas, Claudia Castro e Nadja Pinho, é sempre estimulante a acolhida de vocês. Estamos prospectando um reencontro via ARUANÃ. Que O Arquiteto do Universo nos possibilite um novo trabalho!

    Beijos e mantenhamos em sintonia!

    Gratidão

    ResponderExcluir
  6. É uma satisfação muito grande ver o qto vc é apaixonado pelo q faz.
    Sou sua fã.
    Saudades,gd abraço da colega Ezi Costa.

    ResponderExcluir
  7. Profª Nanci, escreveu-me por e-mail:

    "Boa Noite, Ademario!

    Acabei de fazer uma visita ao seu blogger e fiquei maravilhada com o seu trabalho de conscientização e valorização aos nossos antecedentes.
    Gostei muito de seus textos, postagens e temas de palestras.
    Tenho certeza que com nosso empenho, conseguiremos trazer à Umbuzeiro esses conhecimentos de valores culturais e sociais tão importantes.
    Serei uma seguidora assídua de suas propostas e tentarei passar essas propostas ao ambiente escolar, especificamente na Escola Maria Pessoa, à qual atuo como coordenadora.

    Saudações educadoras...
    Um abraço,

    Att,
    Nanci Alves de Paula Barbosa".

    ResponderExcluir
  8. Estimada Nanci, salve!

    Desde o primeiro contato aí -, percebi de que estava diante de uma educadora que faz a diferença em nome de uma Educação Significativa, Incluisva, Terna e Emancipadora!

    Desejo poder continuar a contribuir como vocês. É uma honra!

    Saudações educadoras!

    ResponderExcluir
  9. Ezi, querida amiga e professora do CESA, do 4º Ano, que felicidade ter a sua visita. Muito grato pelo acolhimento. Também sou fã de sua atuação. Vi como atuava em sua turma.

    Olha, o nosso vídeo está aqui com toda aquela moviemntação em seus alunos e das turmas 1º Ano A e B e 2º Ano A - são protagonistas e, você, que muito me ensinou!

    Saudações educadoras!!!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, Ademario! Vejo que seu caminho segue cheio de amor pelo humano, pelo planeta, pelas boas causas, e que você segue seu caminho rodeado de pessoas iluminadas como você.
    Grande abraço,
    Sandra Augusta

    ResponderExcluir
  11. Estimada Profª Sandra Augusta, salve!
    É sempre com intensa alegria ter a honra de sua palavra sempre acesa e generosa. Tenho tido o supremo privilégio dos acolhimentos carinhosos de pessoas como você. O gauche que vim sendo, tem sido alimentado não pelo Anjo Torto drummondiano -, pelo contrário, as pessoas com seus saberes e luz têm espargido força nos meus subterrâneos. Vem delas o estímulo a continuarmos. O outro não é (apenas) o inferno sartriano. Com ele amalgamo esforços e fé a fim de que as vozes veladas, subalternas se elevem e a gente vai se melhorando a cada balde de “água” que retiramos da cacimba de nós mesmos.

    Gratidão por faz parte dessa plêiade que me ilumina!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns meu pai, essa luta é árdua, mas tú a torna mais leve, com tua fala de sertanejo, de indigena, de curumim.
    Abraços de sua filha.
    Paula Piauí

    ResponderExcluir
  13. PP, querida filha, vc é uma grata esperança em nossa Educação e na Arte. Grato por teu acolhimento!

    ResponderExcluir