terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Projeto de Intervenção evidencia a Lei nº 11.645/08

Resumo:


O vídeo abaixo foi componente do "Projeto de Intervenção História e Cultura Indígena: passado e presente pra valer", realizado no Centro Educacional Santo Antônio - CESA, Simões Filho - BA. Foi referencial para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, cujo título: "História e Cultura dos Povos Indígenas: abordagem transversal fortalecida pela lei 11.645/08". Pretendemos com ambos os trabalhos (Projeto e TCC), contribuir com o ensino da temática indígena nas escolas brasileiras.

Mais um pouco sobre o Projeto:
Os alunos conheceram sobre pinturas e grafismos indígenas e souberam que cada uma delas tem seu significado em cada povo/etnia, desde quem usa, seu sexo, idade, função social, estado espiritual, etc. Vale ressaltar inclusive que eles compreenderam quando tivemos que lançar mão das estilizações das “vestes indígenas entre outros utilitários”... No encerramento do projeto, eles escolheram pintar-se a partir do grafismo do povo Ikpeng (2005), excetuando-se o aluno Vítor, que pesquisou e escolheu a pintura de rosto comum entre os povos xinguanos, notadamente como se pinta para a “guerra” o pajé e cacique Raoni Metuktire, da nação Kayapó.


A Profª Drª Sandra Augusta de Melo foi quem ministrou as disciplinas de Estágio Supervisionado I, II e III e do TCC.




Saiba mais a respeito do Projeto em questão: http://ademarioar.blogspot.com/2010/04/fronteira-da-educacao-oficina-da.html
http://ademarioar.blogspot.com/2011/08/estagio-supervisionado-ii-resultados.html

11 comentários:

  1. Ademário foi um de nossos alunos mais brilhantes e este projeto mostra claramente porque.
    Sua luz própria nos surpreendeu ultrapassando nossas expectativas enquanto educadores de educadores.
    Nós da UFOP somos honrados em fazer parte dessa sua história.
    Sucesso em sua estrada, querido Ademario!

    Sandra Augusta de Melo

    ResponderExcluir
  2. Muito estimada Profª Drª Sandra, salve!

    A alegria e honra mais que imensas, são minhas! Foi tão lindo ser aprendente ao seu lado que acredito -levarei pela vida afora os ensinamentos, a beleza, a ternura, a força e fé na Educação e na interação com as pessoas e com o mundo.

    Minha gratidão e carinho!

    ResponderExcluir
  3. Lindo e indispensavel. Precisamos nos encontrar com nosso eu primeiro, nossa essencia. Estamos aqui, indios e fortes.

    Parabens Ademario

    ResponderExcluir
  4. RAM, querida, saudades!

    Grato por visita e acolhida. Vamos prosseguir. Tomara que voltemos a nos encontrar para compartilharmos sobre o que virá!

    Aqui vamos índios e fortes!

    ResponderExcluir
  5. QUE EXCELENTE TRABALHO! UM MODELO DE QUE É POSSÍVEL ESTUDAR OS POVOS INDÍGENAS ASSIM COMO SE ESTUDA TANTAS OUTRAS ETNIAS E CULTURAS. ESSE PROJETO DEVE SER DIVULGADO MAIS E MAIS. UM ABRAÇÃO CARO PARENTE, ADEMÁRIO PAYAYÁ. DE QUEM SEMPRE IRÁ LHE APLAUDIR: ANDRÉIA - PERNAMBUCO.

    ResponderExcluir
  6. Ôi Andréia, parente querida, como vai? Que bom vc ter vindo a este terreiro digital. É uma alegria ter notícias suas. Eu também admiro muito seu trabalho. Tomara que um dia consigamos fazer algo juntos!

    Gratidão!!!

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo e companheiro na causa, Ademário. É um prazer poder divulgar tão rico e brilhante trabalho!!! Vamos em frente que a luta é grande!!
    Abraços,

    Sunamita Oliveira

    ResponderExcluir
  8. Estimada amiga e companheira, Sunamita, salve!

    É uma honra e alegria ter a sua visita ao nosso trabalho aqui exposto! \pode ter certeza da minha admiração por suas açoes em prol da Educaçãoe dos nossos Povos indígenas!

    Saudações educadoras!

    ResponderExcluir
  9. Ademario, os educadores agradecem a sua contribuição, pois estamos carentes de propostas para o Ensino da Históriaa e Cultura Indígena. Até temos alguns materiais disponíveis, contudo, estamos à guisa de metodologias que repeitem a diversidade étnica.
    Excelente Intervenção.
    Awere!!!

    ResponderExcluir
  10. Natalina querida, mais uma vez agradeço a sua atenção e carinho. Você está no centro das ações das quais participo - logo, essas contribuições são enriquecidas também por você.

    Beijos, awere!!!

    ResponderExcluir
  11. Mano Ademário, ao visitar estas páginas, confirmo que este é o tipo de trabalho que pretendo realizar. No vídeo, é impossível não perceber a facilidade que as crianças tem em aprender, imediatamente estão ensinado. Uma educação com influencias benfazejas, pode formar o tipo de indivíduos capazes de promover o sistema coletivista e humanitário, que tanto acreditamos necessário.

    Está de parabéns, pois fica evidente, que o interesse e o rendimento dos aprendizes, é proporcional ao envolvimento e dedicação do mestre.

    Em tempo, ainda não fiz os contatos prometidos, mas a partir desta quarta-feira, estarei batendo em algumas portas.

    Abraços
    Altair Ramos

    ResponderExcluir