sexta-feira, 20 de maio de 2011

CEM ÍNDIOS RECEBEM DIPLOMA DE PROFESSOR – 20.05.2011



Novos ciclos tomam curso no Brasil. Lutas por direitos, lutas pela ampliação da auto estima, lutas pela afirmação étnica ou de gênero, lutas e lutas. Brasil, cenário de histórias e histórias. Os povos indígenas têm como as demais etnias - o direito sagrado e "legal" de viver e usufruir dos direitos que a outras têm sido garantidos. O Brasil é também indígena ou aborígene, autóctone, etc. Na verdade, Pindorama ou Abya Yala desde os primórdios eram apenasmente de seus habitantes milenares.

Estas terras foram invadidas, usurpadas, litigiadas, devastadas e - precisamos retomar os ciclos -, que os Brasíndios - como preferia chamar, Darcy Ribeiro, possam ter seus direitos garantidos, ora, no limiar do século XXI.

Em uma cerimônia de formatura vão ser entregues os diplomas de magistério intercultural indígena para cem índios baianos na tarde da próxima sexta-feira, 20, no Instituto Anísio Teixeira (IAT). Segundo noticía o JOrnal A Tarde, a Bahia foi o primeiro estado a aprovar a lei que incluiu a carreira de professor indígena no quadro do Magistério Público.

De acordo como este jornal -, atualmente, há 108 professores indígenas com a licenciatura em curso na Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e mais 80 no Instituto Federal da Bahia (Ifba). No Estado, existem 60 escolas indígenas, distribuídas em 12 povos e 22 municípios, grande parte na região sul. A rede atende a 7.730 alunos.

Fonte: http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf

3 comentários:

  1. Meu bom Ademario - isso é uma noticia boa, arretada como se diz em Paranambuco. É uma beleza ver tantos parentes diplomados. Isso é também pra calar a boca de muita gente quem diz que não temos F, nem L, nem R. Ocorre que nós Nós temos Fé, temos a nosso favor as Leis da Mãe Natureza e a nossa Resistência.
    Que Ñanderu nos acolha.
    Graça Graúna

    ResponderExcluir
  2. Primo, que maravilha!
    Só assim esse pais toma vergonha na cara e reconheçe a grandeza dos povos indigenas. Graças as iniciativas e resistencia desses guerreiros.
    Bj
    Sil

    ResponderExcluir
  3. Prima muito querida, guerreira e amorosa -, como é bom recebê-la neste terreiro digital. Temos que continuar a cuidar da nossa “rama”.

    Grato mais uma vez!!!

    ResponderExcluir