sexta-feira, 24 de setembro de 2010

DANÇA DE SÃO GONÇALO
NO QUILOMBO PITANGA DOS PALMARES
&
E Outras Tradições Culturais

Por Ademario Ribeiro*

QUEM É, DE ONDE VEM E PORQUE SE DANÇA:
“Ô de Casa, ô de fora, Maria, vem ver quem é...” é A Tradição da Dança ou Roda de São Gonçalo - uma Manifestação da Cultura Popular das mais encontradas nos estados brasileiros, inclusive em municípios baianos, notadamente na região do Rio São Francisco e no Recôncavo. Em Simões Filho no distrito de Pitanga de Palmares em 1986 o Incansável e Saudoso Mestre Nelson de Araújo a registrou em seu livro “Pequenos Mundos - Uma Panorâmica da Cultura Popular na Bahia”. Tradicionalmente o evento acontece no dia 10 de janeiro, dia da morte do eremita Gonçalo em Amarante, Portugal em 1259, e nascido em 1187, em Simões Filho, particularmente, varia em virtude dos gastos com final de ano e de ano novo, orçamento do poder público, etc - os recursos para prover a estrutura necessária não chegam em tempo de manter essa data.
A Dança de São Gonçalo se dá pôr intuito votivo: (em agradecimento ao santo em função de alguma graça alcançada). Em Portugal, São Gonçalo tem uma popularidade semelhante a de Senhor do Bonfim na Bahia. Ele ajudava leprosos, prostitutas, parturientes. Era casamenteiro tal e qual o Santo Antônio, construiu pontes e igrejas e com sua viola, era um farrista inveterado!

CENÁRIO AONDE A DANÇA ESTÁ E A CERTIDÃO QUILOMBOLA:
Em Pitanga dos Palmares, localidade do município de Simões Filho, fazendo divisa com o município de Camaçari. No dia 05 de junho de 2005 a Fundação Cultural Palmares/MinC, promoveu a cerimônia de entrega da certidão de auto-reconhecimento para a Comunidade Remanescente do Quilombo de Pitanga dos Palmares. Se esta região rica em cultura, história, natureza pródiga já merecia os cuidados e promoções ainda mais agora nossas atenções deverão esta mais que redobradas no sentido da preservação e valorização das matrizes etnohistóricas deste povo e, enfim, promover incrementos para sua salvaguarda, qualidade de vida e garantias sociais, ocupação e renda! Senão, como se manter de pé?!

PORQUE E POR QUEM SE DANÇA E QUANDO PAROU:
Na Dança de São Gonçalo daqui - o agradecimento ao Santo Gonçalo é marcado pela fartura das colheitas da mandioca e da cana-de-açúcar. Ele é também reverenciado, pela cura de picadas de cobras, pelo trabalho de parto e em proteção aos músicos.
Essa manifestação popular foi reprimida entre 1720 e 1728 na Bahia e depois retomada a perseguição em 1839. O beato e ou eremita Gonçalo não era popular apenas em seu Portugal, assim também na Península Ibérica, ele, São Gonçalo (de Amarante), teria vivido entre 1187 e 1259 e doado sua riqueza aos pobres, contudo a igreja não o canonizaria por ele ter a fama de festeiro e protetor das meretrizes. Tanto lá em Portugal como no Brasil, a Festa tinha o agrado popular, mas era cercada de preconceitos pelas autoridades da época.

A cultura da cana-de-açúcar foi um traço forte da presença portuguesa nesta região de Cotegipe (depois Água Comprida, hoje Simões Filho), com engenhos, casarões e igrejas – terras de índios de diversas etnias e predominadas pelos Tupinambá – para as quais vieram também as etnias africanas, Bantus que em muito povoaram o recôncavo Baiano, inicialmente, através dos navios Negreiros, também chamados de Tumbeiros.

PRECURSOR DA DANÇA QUE VEIO COM A COLÔNIA:
Sr. Matias dos Santos ou Sr. Aristides, um caboclo forte e carismático, nos contava que aprendera a Dança de São Gonçalo, rezas, conhecimentos para o uso das ervas e outras manifestações culturais como: Bumba Meu Boi, Samba de Viola, Queima das Palhinhas, Baile das Pastorinhas, Dança de Engenho, Dança da Loba, A Lenda do Boiuçu, etc, - desde a sua mais tenra infância com um ancião, antigo morador desta localidade onde a festa já era tradicional na Fazenda Mocambo (hoje está embaixo das águas da Bacia Joanes II que também engoliu o Rio Imbirussu).
Essas manifestações culturais estimam-se sua existência há mais de um século e meio quando outros acreditam que elas já viessem incorporadas no fazer e traço dos segmentos do Brasil Colônia.
Sr. Matias era o Capitão do Bumba-Meu-Boi, Rezador, Cantador e Dançarino. Na Dança de São Gonçalo ele era o Mestre e contava ainda com duas Rainhas, dois Reis, Pastoras e Pastores, Tocadores e duas adolescentes (Rosas Meninas) encarregadas de jogar Folhas de São Gonçalinho sobre o povo. Folhas estas usadas para acelerar o Trabalho de Parto. Além de outros benefícios do beato de Amarante, era devotada a ele a proteção às parturientes. Em Portugal, os brincantes de São Gonçalo jogam pães aos que assistem a Dança, assim, imortalizam o gesto humanístico do eremita Gonçalo que jogava pães aos leprosos de uma certa região daquele país.

A DANÇA E SUA MESTIÇAGEM:
O ritmo das violas, pandeiros e das palmas favorece os meneios das cadeiras, soltando os quadris e de suaves “umbigadas”. As ladainhas e loas puxadas pelo Mestre e respondidas pelos pares e populares nos inserem numa atmosfera e cenários coloniais – período em que os portugueses espalharam pelo Brasil esta Manifestação de caráter Religioso e Cultural onde as vozes africanas e indígenas mesclaram suas contribuições.

OS HERDEIROS CULTURAIS:
Quando Mestre Matias (também conhecido por Seo Alcides), faleceu em setembro de 1997, já tinha “passado” em definitivo as incumbências e saberes para Bernadete Pacífico Moreira, presidente da Associação de Moradores de Pitanga de Palmares que junto aos outros herdeiros, perfazem três gerações entre pais, filhos e netos. Ela aprendera outras “sabenças” com sua mãe D.Maria Alvina do Nascimento, como o Baile das Pastorinhas - as quais esta teria aprendido de sua mãe D. Maria Faustina do Nascimento, nascida neste povoado e praticante das Danças na Fazenda Mocambo. É a riqueza oral e cultural passada de pais para filhos e netos.
Além do apoio que recebem da Prefeitura local, esta tradição e outras como Samba de Viola, Dança do Engenho e Bumba-Meu-Boi dependem muito de que apoiemos Bernadete e aqueles que são os Fundadores e continuadores destas Manifestações. Sugerimos uma Assessoria de Acompanhamento e Marketing para ações permanentes de Apoio e Preservação destas Manifestações Culturais - Patrimônio do povo!
DESAFIO – ETNODESENVOLVIMENTO:
Hoje, em 18 estados brasileiros, são aproximadamente mil Comunidades Remanescentes de Quilombolas e seu ídolo maior foi o Zumbi dos Palmares. Pitanga dos Palmares e Dandá em Simões Filho – Bahia, junto às já reconhecidas, contarão com um conjunto de leis que determinam por estarmos assegurando-lhes a plena cidadania. Então, mais que nunca, todos os projetos e ações locais devem passar por esta mística. Na busca de sustentabilidade surgiu um novo conceito: "tecnologia social" - na qual compreendemos que produtos, técnicas ou metodologias sejam desenvolvidas na base da comunidade em foco. Afinal, não pode haver desenvolvimento e transformação social se as pessoas não estão envolvidas e participando coletivamente nestes processos de organização, proposição, desenvolvimento e implementação de projetos e ações.
Qualquer metodologia nas comunidades deve permear o-seu-ser-o-seu-fazer-o-seu-modo-de-cultura-e-o-seu-local como tentativa de responder à emergência da salvaguarda do seu patrimônio oral e imaterial com ênfase aplicada à garantia de suas vidas e promoção de ocupação e renda! Atitudes assim, de reformulação e ações estruturantes requerem investimentos e parcerias cada vez mais intensas e sistematizadas que respondam positivamente às demandas e à velocidade do mundo atual. Enfim, para isto ocorrer é urgente partir do vigor e brilho das festas para a responsabilidade social e política que transforme o ser humano, suas tradições e seus recursos naturais em práticas cotidianas de ampliação da qualidade de vida!

UM POUCO DO QUE AINDA HÁ EM PITANGA DOS PALMARES:
A Dança da Loba; Samba de Viola; Queima das Palhinhas; Baile das Pastorinhas; Dança de Engenho; Dança da Loba; - A Lenda do Boiuçu.
Viva e reviva São Gonçalo!

*ADEMARIO RIBEIRO é poeta, teatrólogo, artista e diretor teatral – DRT 443/78, ambientalista, indigenista, membro fundador da ALARME – Academia de Letras e Artes da Região Metropolitana de Salvador, da Associação Muzanzu, da Associação Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia, fundador e presidente da ARUANÃ - Associação para Recursos Ambientais e Artísticos.
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PROGRAMAÇÃO 2006
Dias: 12, 17, 18 e 19 de fevereiro de 2006
Locais: Pitanga dos Palmares, Palmares e Pitanga dos Palmares.
Dia 12 – Domingo. Às 15:00 horas – Missa Solene de São Gonçalo e dos Vaqueiros
Local: Capela de São Gonçalo – Praça Matias dos Santos.
Dia 17 – Sexta-feira. Das: 18:00 horas – Reza do Tríduo.
Local: Capela de São Gonçalo – Praça Matias do Santos – Pitanga dos Palmares;
Das 20:00 às 02:00 horas – Atrações musicais.
Local: Praça Matias do Santos – Pitanga dos Palmares.

Dia 18 - Sábado. Das 18:00 às 20:30 horas – Atrações musicais.
Das 21:00 às 22:00 horas – Dança de São Gonçalo e Samba de Viola.
Das 22:00 às 02 horas – Atrações musicais.
Dia 19 Domingo. Às 10:00 horas – Lavagem. Cortejo com as baianas, grupos culturais locais e visitantes, autoridades, cavaleiros, ciclistas e o povo em geral.
Local: Saída de Palmares com chegada na Praça Matias dos Santos em Pitanga dos Palmares.
Às 13:00 horas – Lavagem da escadaria da Capela de São Gonçalo.
Das 13:30 às 18:00 horas – Apresentações dos Grupos Locais e Visitantes.
Das 18:00 às 02:00 horas – Atrações musicais.

COMO CHEGAR:
Para quem vem de Salvador pela BR 324, após o Posto Fiscal em Simões Filho e após o viaduto em frente a RDM (ex-SIBRA), pegar a BA 093 que dá acesso à Camaçari/ Pólo Petroquímico. Após o Posto de Gasolina, na altura da Fabrind, entrar à esquerda e seguir em frente até a Praça Matias do Santos, sentido quem vai para a Barragem (Bacia Joanes II).

2 comentários:

  1. Querido Ademario: parabens pela atualização do seu blog que é um instrumento de luta em prol da causa indígena. Saudações a todos os parentes que participaram da Semana da Consciência Indígena. Paz em Ñanderu,Graça Graúna

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  2. G estimada G, você é uma grande alegria em minha vida desde sempre. Tua visita nesse terreiro/oca digital me honra e me enche de novas forças! Já distribui o teu carinho para com @s kybyras da Semana da Consciência Indígena.

    Gratidão querida!

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