quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O filme Terra Payayá é ouro de Jacobina e Região

Filme muito esperado - não apenas pela importância do município de Jacobina no Estado da Bahia - como também, pela importância do cinema e a movimentação em torno de sua realização com a escolha de artistas locais, regionais e nacionais, com não poderia deixar de ser - a reflexão sobre o patrimônio cultural imaterial dessa geografia, sobretudo, para quem pesquisa o povo Payayá - embora o filme não tenha essa função, entretanto, já prospecta, desde a sua pré-estréia em setembro, na ciadade de Jacobina - onde foi rodado - a presença do professor, escritor e cacique Juvenal Payayá e parentes que vêm se afirmando em diversos pontos do Estado - sua identidade étnica Payayá.

Para a estréia do Terra Payayá, hoje, dia 23 de outubro, às 19h00, na Sala Walter da Silveira, no Barris, Salvador -, já combinei um reencontro com o Cacique Juvenal e com o professor e escritor Edgard Otacílio - que tem muito contribuído com seus livros sobre a temática indígena.

A noite promete bons abraços, boas reflexões através da 7ª Arte, afinal, se no slogan do filme diz que na Terra Payayá tudo pode acontecer - quem sabe uma semente da memória e afirmação do meu povo Payayá não se fortaleça em seu processo de germinação?!

Como meus parentes e aliados, eu tenho Fé!

Então, na língua ancestral dos Payayá, me despeço:

Bure'du po'o! “Muito obrigado!”. (Do Kiriri para o português).




2 comentários:

  1. Muito importante o seu comentário Ademario Ribeiro, para Jacobina, Miguel Calmon e região, as Terras dos Payayá.
    A semente foi lançada!
    Abraço
    Cardoso

    ResponderExcluir
  2. Caro Cardoso, grato pela acolhida ontem na Sala Wlater da Silveira. Quando puder veja a postagem que te falei que ia fazer.Acesse este link: http://ademarioar.blogspot.com.br/2013/10/terra-payaya-o-filme-cronica-brasileira.html

    Abraço e até breve!!!

    ResponderExcluir