terça-feira, 15 de outubro de 2013

Coleções resgatam histórias da Bahia










Lançamento de coleção, dia 17 de outubro, resgata histórias da Bahia

“A Coleção Tempo Antigo: Memórias da História Bahiana” será lançada no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, no dia 17 de outubro, às 19h. Os três exemplares – Resumo Chronólogico e Noticioso da Província da Bahia desde o seu descobrimento em 1500, Tempo Antigo e Epopéia Itaparicana, publicados pela Editora Livro, venceram o edital da Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria Estadual de Cultura, coordenado pela escritora e produtora cultural Márcia Tude, o historiador e escritor Gildásio Freitas, e o pesquisador historiográfico Coriolano Oliveira.

A produtora cultural Márcia Tude, uma das idealizadoras do projeto, explica que o objetivo da reedição dos títulos raros é contribuir com a história da Bahia, resgatando episódios do passado que permitirá compreender o presente. “Quem não conhece a sua história, fica privado dos seus referenciais, das suas raízes”, destaca. Na avaliação dela, o lançamento da Coleção Tempo Antigo coloca em debate a importância da preservação da memória e valorização dos registros históricos em uma sociedade cada vez mais efêmera.

Já o historiador e escritor Gildásio Freitas responsável por selecionar os livros que retratam fatos importantes da Bahia antiga, pesquisou e selecionou entre diversos títulos raros da sua biblioteca pessoal, as obras – Tempo Antigo, escrito por João da Silva Campos, na década de 30, quando registra o estado de abandono de Santo Amaro de Ipitanga, na época distrito de Salvador e Epopéia Itaparicana, do escritor e doutor Bernardino Ferreira Nóbrega, que narra os fatos como testemunha ocular na época das lutas da Independência da Bahia em 1823.

“O resgate das três publicações raras, que contam a história da Bahia, principalmente no período na Independência, contemplam a região do Recôncavo (Cachoeira, São Felix), Ilha de Itaparica e principalmente, no meu olhar, Santo Amaro de Ipitanga (Lauro de Freitas), pois representa o resumo cronológico e noticioso da cidade”, relata o pesquisador historiográfico Coriolano Oliveira.

Os lançamentos acontecerão também no dia 17 de outubro, no Instituto Geográfico Histórico da Bahia, em Salvador, na Feira Literária Internacional, de 23 a 27, em Cachoeira, finalizando na cidade de Itaparica, no dia 8 de novembro, às 16h, na Biblioteca Juracy Magalhães Junior (Itaparica).

Volume 1 – Resumo Cronológico e Noticioso da Bahia desde seu descobrimento 1500

Escritor: José Alves de Amaral, nascido a 17 de outubro de 1822, no Engenho do Caji, Lauro de Freitas. Cursou engenharia, mas dedicou-se ao jornalismo – imprensa política.

 Resumo: Em sua obra registra a Bahia do século XIX, marcada pela efervescência de um processo parcial e temporal nas lutas pelas Guerras da Independência do Brasil. Ano: 1922

Volume 2 – Tempo Antigo

Escritor: João da Silva Campos
Nasceu no dia 27 de janeiro de 1880, na cidade de Santo Amaro-BA. Formado em engenharia pela Escola Politécnica da Bahia (1905). Ano: 1942 (1ª edição).
 
Resumo: Tempo Antigo se divide em três segmentos: Crônicas  d’antanho, Marcos do Passado e Histórias do Recôncavo oferece ao leitor uma excelente da Bahia em sua fase provinciana.

Volume 3- Epopéia Itaparicana

Escritor: Bernardino Ferreira Nóbrega
Nasceu no Estado da Bahia em 1800, em 1818, matriculou-se no Curso Médico Cirúrgico, além de também se tornar jornalista e redator de vários jornais. Ano: 1823.

Resumo: Retrata as lutas e vitórias dos itaparicanos no decurso da campanha da Bahia, quando o Brasil proclamou a sua independência.  O livro resgata a resistência não só de Maria Felipa, mas de todo o povo anônimo que também combateu bravamente na Ilha em Janeiro de 1823.

Fonte: Por e-mail do IGHB Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário