sábado, 2 de novembro de 2013

Em entrevista, Alceu Valença diz: “Tenho pena dos ouvidos dos brasileiros”.

“Tenho pena dos ouvidos dos brasileiros”, diz Alceu Valença; ouça entrevista exclusiva

Cantor faz show em Fortaleza neste sábado. Turnê já passou pela Europa, onde recebeu elogios
Por: verdinha às 11:45 de 01/11/2013
Alceu-Valença-divulgaçao
Músico traz repertório com sucessos e novidades para o Dragão do Mar. Foto: Divulgação.

A opinião de Alceu Valença sobre a música brasileira de hoje não tem rodeios. O cantor, que faz show neste sábado (2), no Dragão do Mar, afirma que tem pena dos ouvidos das pessoas. “Eu estou com pena da cultura que o Brasil está fabricando hoje, porque cultura não se fabrica, cultura se cria. Dentro de um país multicultural como o nosso, ficar uma coisa só é muito chato”.
A música do nosso país é, predominantemente, um produto em série, sem criatividade, rendida à indústria do entretenimento e a mão de produtores que impulsionam apenas o que vende, uma “fuleragem”, na opinião dele. “Primeiro, vem o dinheiro, depois a cultura, a criação. Primeiro, o jingle, depois a música”.

Ouça entrevista completa com Alceu Valença:

Nesse aspecto, Alceu diz que é bem diferente. “Essas coisas, eu relevo. Eu não dou muito bola pra dinheiro, mas eu ganho um bocado de dinheiro fazendo o que eu quero, do jeito que eu quero, sem ninguém mandar em mim. Não tem ninguém no mundo que mande em mim!”, defende veementemente.


Quando é para buscar referências na música do Brasil, o cantor prefere citar nomes de sua geração, como Fagner, Ednardo, Belchior e Geraldo Azevedo, e poucos artistas mais atuais, como Zeca Baleiro, Chico César e Lenine. “Depois disso, ninguém apareceu mais”.

Apresentação trará sucessos e novidades

Foto: Yane Montenegro/ Divulgação.
Dentre as novidades, está a inédita “Apoena”. Foto: Yane Montenegro/ Divulgação.

“São lembranças que ficam no inconsciente e que terminam saindo em forma de canção.” São assim que músicas como “Belle de Jour”, “Pelas Ruas que Andei” e vários outros sucessos de Alceu Valença surgem, mas ele não costuma planejá-las. “Eu faço as coisas quando elas vão acontecendo”.
“Coração Bobo”, “Cabelo no Pente”, “Anunciação”, “Tropicana”, “Solidão”, “Taxi Lunar”, enfim, os grandes hits não vão faltar no show deste sábado (2), na Praça Verde do Dragão do Mar. Mas Alceu também irá resgatar “Talismã”, uma das primeiras músicas que fez com o parceiro de longa data, Geraldo Azevedo, e “Apoena”, gravada para o disco “Saudades de Pernambuco”, em 1979, até hoje inédito. A música foi feita para o jornalista Carlos Marques, que o acolheu no inicío da carreira na cidade francesa Fontainebleau.
“Eu fui para lá e fiquei na casa dele. Ele morava em uma cidade perto de uma floresta. Ele tinha um filho chamado Apoena. E no meio daquela geleira, da neve, eu fui compondo e gravei o disco que nunca lancei e, a qualquer hora, será lançado”, promete.
A escolha da músicas desta turnê foi feita para que elas coubessem no formato do grupo, com Paulo Rafael tocando no violão de aço, André Julião na sanfona e ele no violão. “Eu vou poder mostrar a maneira como eu toco violão, a diversidade da minha música e o que eu não faço muito quando eu estou com a banda”.

Show foi elogiado por imprensa europeia

“Passei com esse show este ano por Portugal e Paris, com críticas muito elogiosas dos jornais franceses [Le Monde e Libération]“. Foi então que Alceu resolveu prolongar a turnê acústica pelo Brasil dentre os vários tipos de show que faz ao longo do ano, como no Carnaval, no São João, além do orquestrado “Valencianas” e do show que prepara para os festivais de rock, como Rock in Rio.

Documentário irá resgatar a juventude do cantor

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Ainda neste ano, Alceu retorna a Paris para gravar um documentário de pretende resgatar a sua história desde que nasceu no sertão pernambucano de São Bento do Una até ele chegar a capital francesa, em 1979.

Na trajetória, algumas curiosidades.”Tem umas coisas na minha história que é uma loucura. Eu joguei na seleção pernambucana de basquetebol juvenil e eu conheci muito o brasil através disso”.
A poesia que conta a história de Alceu vai servir de fundo sonoro para o documentário que tem a direção de várias pessoas, incluindo sua mulher, Yane Montenegro.

Fonte e para ouvir a entrevista: http://www.verdinha.com.br/entretenimento/alceu-valenca-diz-pena-ouvidos-brasileiros-ouca-entrevista/?fb_source=message

Nenhum comentário:

Postar um comentário