sábado, 23 de novembro de 2013

Wesley Correia lança “Deus é negro” no Campus IFBA, Salvador, 26

Livro de poesia

Keyti Souza , Salvador
 
                         
Livro de poesia
Foto: ILS
É com versos livres e visualmente irregulares que o baiano Wesley Correia promete conquistar os leitores com as poesias de “Deus é Negro”, segundo livro da sua carreira.  O lançamento acontece na próxima terça-feira (26), às 20h30, no Salão Nobre do Campus IFBA de Salvador. 

O evento integra a Jornada das Relações Étnicas e Raciais do IFBA realizada nos dias 26 e 27 de novembro, cujo tema deste ano é “Raça e Etnia: Ciência e Militância – Uma Homenagem a Abdias do Nascimento”. O livro teve seu primeiro lançamento na Bienal do Livro de Salvador e foi publicado com o apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), através do Fundo de Cultura. 

Para Correia, no contexto em que se comemora o mês da Consciência Negra, o livro contribui com uma nova narrativa de um sujeito que por muitos anos ocupou lugares de violência e opressão social e agora passa a ocupar lugar de protagonismo. “Em Deus Negro a voz poética é uma voz negra. O sujeito é um negro que narra sua própria história sem a necessidade de ter um outro construindo o seu imaginário. Há um empoderamento da sua história, que ganha uma nova cara”, completa. 

Na obra, o autor faz ecoar, com toda a potência, a voz negra historicamente amordaçada. Desde poemas como “Exu não é o diabo, não” à “Canção da Esperança”, a essência do livro se mantém, ao passo que desmistifica características intangíveis da divindade e descerra a sensação de amparo e comunhão de um Deus mais próximo da realidade daqueles cuja cor da pele proporcionou, por vezes, o sentimento de exclusão. 

O livro é dividido em três seções: Da Partida, que dá espaço ao eu-negro; Da Chegada, onde as memórias da luta anti-escrava são avivadas; e Da Multiplicação, que aponta para um fenômeno de reconfigurações identitárias. Para compreender melhor as textualidades afro-brasileiras e africanas da obra, é possível consultar, nas últimas páginas, o “pequeno glossário crioulo”, com termos usados nas religiões de matriz africana. 
O autor: 
Fonte da foto: Facebook

Natural do município de Cruz das Almas, no recôncavo baiano, Wesley Correia tem atuado em torno de questões relacionadas ao combate ao racismo e a valorização da identidade e da cultura negra. Doutorando em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia e coordenador do Curso de Pós-graduação em Estudos Étnicos e Raciais do Instituto Federal da Bahia – IFBA, Correia é autor, também, do premiado livro Pausa para um Beijo e outros poemas, aclamado pela crítica nacional e internacional. Tem participado de diversas coletâneas como poeta e ficcionista, e possui mais três obras em fase de produção. 

Serviço
 
O quê? Lançamento do livro “Deus é Negro”, de Wesley Correia – Pinaúna Editora
 
Quando? 26 de novembro
 
Onde? Salão Nobre do Campus IFBA de Salvador
 
Preço de Venda do livro? R$ 15,00 (quinze reais).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário