sexta-feira, 4 de abril de 2014

Identidade étnico-cultural quilombola

Festival no sul da Bahia promove a identidade étnico-cultural quilombola

segunda-feira, 31 / março / 2014 by Ascom
O 1° Festival da Cultura Quilombola de Itacaré reunirá autoridades e lideranças quilombolas, no sul da Bahia, para promover a cultura quilombola da região por meio de diálogos e exposições

Para celebrar os 20 anos de consolidação do Conselho Quilombola de Itacaré no Sul da Bahia, o Conselho Quilombola de Itacaré – CONQUI realiza, nos dias 4 e 5 de abril, o 1º Festival da Cultura Quilombola da região. Wellington Silva dos Santos, quilombola da comunidade de Santo Amaro e um dos organizadores da atividade, espera que o evento possa dar visibilidade às necessidades das comunidades quilombolas da região. Ele almeja chamar atenção do poder público para o atendimento das demandas dos quilombolas de Itacaré.
 
O 1° Festival da Cultura de Itacaré e Encontro das Lideranças Quilombolas da Bahia tem o apoio da Prefeitura da região, Governo Estadual, Federal e Municipal, Fundação Cultural Palmares – MinC, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR, Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia – Sebrae Bahia, Centro de Economia Solidária – Cesol Bahia, Instituto de Turismo de Itacaré – Iti, Conselho Estadual Das Comunidades e Associações Quilombolas do Estado da Bahia – CEAQ, Conselho Inter Territorial de Comunidades Quilombolas do Baixo Sul e Litoral Sul do Estado da Bahia – CICOQ, em parceria com o Cinema Cultural, Instituto Arapyaú e Associação Cultural da Apa Itacaré/ Serra Grande.
 
Programação – O primeiro dia de programação (04/04) será voltado para o Encontro das Lideranças Quilombolas da Bahia, onde 16 comunidades, de diferentes regiões do estado, estarão reunidas para um debate com agentes do poder público. O diretor do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro da FCP – MinC, Alexandro Reis, participa das atividades. 
 
O segundo dia (05/04), serão realizadas oficinas, feiras para a exposição dos produtos produzidos nas comunidades e realização de manifestações culturais tradicionais de Itacaré como o Bicho Caçador, Capoeira Angola e Dança Afro-brasileira.
 
Confira a programação completa no link (sujeito a alterações):

http://www.palmares.gov.br/2014/03/festival-no-sul-da-bahia-promove-a-identidade-etnico-cultural-quilombola/

Fonte: Grupo ANAIND

Nenhum comentário:

Postar um comentário