quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Povos Indígenas em Movimento

Recebi(emos) a pouco essa mensagem da parente Sonia Bone Guajajara. Fiquei feliz em ver mais uma vez como nossos parentes têm se manifestado pela Paz, pelas suas Terras, pela Saúde, pela Educação, pelos Direitos Humanos, pela Defesa do Meio Ambiente - ao contrário do que foram acusados de preguiçosos, deitados eternamente em suas redes, bebendo e fumando numa vida vadia e que nunca foram à luta por seus direitos!

Imaginemos - a palavra e gesto do guerreiro - além de associados a outros povos/etnias - estão tão relacionados os Povos Originários no Brasil!

Em breve, ela arrecadará um tempinho de sua extensa luta em prol do seu povo Guajajara e dos demais povos indígenas e me autorizará a publicação de uma entrevista que me concedeu. Eu a conheci num encontro em Porto Seguro (BA) em 2001, que avaliou os movimentos de Resistência Indígena, Negra e Popular naquele evento comemorativo dos 500 anos de Brasil - A História Agora são Outros 500.

Eis o texto abaixo:


Nesta segunda-feira, na BR-364, Serra de São Vicente, acesso ao município de Cuiabá, os povos Haliti Paresi, Bororo, Umutina, Nambikwara, Chiquitano, Manoki, Bakairi e Mỹky iniciaram o bloqueio por volta das quatro horas da madrugada.

Na BR-174, região de Comodoro, na divisa com Rondônia, a 644 km de Cuiabá, os povos Nambikwara, Rikbaktsa, Cinta-Larga, Arara e Enawenê Nawê iniciaram o bloqueio por volta das três horas da madrugada.

Fotos disponíveis no perfil de Sonia no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário