domingo, 26 de agosto de 2012

Artesãs e Artesãos de Palmares



A Associação dos Artesãos de Palmares – ARTE PALMARES, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com atividades na área da cultura e da arte, focadas no artesanato, com personalidade jurídica própria no bairro de Palmares, na cidade de Simões Filho, estado da Bahia, fundada no dia 02 de fevereiro de dois mil, que tem como objetivo fomentar o artesanato de forma integrada, promovendo o   fortalecimento das cadeias produtivas locais da economia popular e solidária, e a educação empreendedora do artesão, objetivando a eficiência desse empreendimento associativo econômico/cultural, traduzindo-se no fortalecimento das relações de autonomia entre os associados, ao nível de oferecer ao público o contato com a diversidade artística que se encontra no bairro de Palmares e adjacências da cidade de Simões Filho.

A Associação conta atualmente com 15 artesãs nas mais diversas artes como o anduti, pintura de decopagem, pintura em tecido, aproveitamento de retalhos, bordado, oitinho, fuxico, artesanato com jornal, corte e costura, fibra do dendê, tapeçaria, tricô, crochê e arte com garrafa pet. Ainda, oferecemos gratuitamente cursos dessas artes à comunidade de Palmares e adjacências, (Pitanga de Palmares, Dandá, Fazenda Baixão e Cidade de Deus).

Nos próximos dias 1º e 2 de setembro do ano em curso estaremos inaugurando a nossa sede. Nesses dias, das 7:30hs às 15:00hs, estaremos realizando uma grande feira local com venda de artesanato, alimentos, mudas de plantas, produtos orgânicos, produtos dos nossos pequenos produtores rurais e de agricultura familiar. Teremos apresentações musicais e estaremos vendendo uma feijoada para arrecadar fundos para a nossa instituição.Contamos com a sua presença para o sucesso da nossa inauguração!

Fonte: Enviado pela malunga Tânia Carvalho, apoiadora dessa inciativa entre outras , particularmente nos mencionados quilombos e na ONG ARUANÃ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário