quinta-feira, 9 de agosto de 2012

09 de agosto - Dia Internacional dos Povos Indígenas


Hoje, 09 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas, fomos saudados pela parente, Ângela Apurinã Vieira (foto). E eu de cá saudei a tod@s em tupí:  Guê oré ramuia! Guê oré anama! Guê oré Pindorama! Guê oré Abya Yala!

Como esse Dia está sendo trabalhado nas aldeias e fora delas - nas escoals, uinersidades, tribunais, fóruns e na sociedade nacional?!

Compreendemos que temos muito caminho a percorrer na consolidação dos Direitos Humanos "Indígenas". Mas, pelo menos não paramos e vamos prosseguir. Os povos indígenas avançam em suas conqusitas e têm encontrado importanets aliados - tanto pessoas não indígenas quanto indígenas, simpatizantes, enteras outras que se afirmam em sua identidade, quanto instituições.

Prosseguir.

A data não é e nunca será apenas para o aimples comemorar - mas para memorar, avivar a memória, dar consequência, provicar em que precisa-se avançar, aperfeiçoar, ressignificar.

Então, finalizo traduzindo de maneira mais livre o que está acima: Salve o nosso ancestral! Salve os nossos parentes! Salve o nosso Território! Salve o Continente dos Povos Indígenas na Amerínda!

Prosseguir.

Pé-ante-pé.

Dia-após-dia...

Foto ¹: Fotos do mural de Juari B. Bomfim

Foto ²: Lara Luzuah

Nenhum comentário:

Postar um comentário