quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Quilombolas do Rio Macaco II - Despejo adiado

Em conformidade ao que podemos ler abaixo, o despejo é adiado, contudo, o momento ainda é terreno movediço. Carecemos de continuar vigilantes, solidários e ampliando nossa força pela garantia de direitos e de que se faça justiça em nosso país!

AR.


Ordem de despejo contra quilombola Rio Macaco é adiada por quatro meses
Quarta-feira, 02/11/2011 - 21:22



O deputado federal Luiz Alberto (PT-BA) articulou a decisão junto ao governo federal.
Salvador - A ordem de despejo dada pelo juiz da 10ª Vara Evandro Reimão dos Reis contra cerca de 300 pessoas remanescentes da comunidade quilombola Rio do Macaco, que vivem há mais de 200 anos em uma área na Base Naval de Aratu, no município de Simões Filho, vizinho a Salvador, foi adiada por mais quatro meses para que seja encontrada uma solução negociada.

Quem informa é o deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), que articulou a decisão junto ao governo federal. Ontem à tarde foi promovida reunião em Brasília, com a presença do Ministério da Defesa, Marinha, Secretaria de Políticas de Igualdade (Seppir), Procuradoria Geral da União (PGU) e o Incra, que avaliaram a gravidade da situação e decidiram pelo adiamento da ordem de despejo.

O parlamentar, que articulou a decisão junto ao governo federal, acredita que agora é hora de avançar ainda mais no diálogo, na busca pela melhor solução, com foco na comunidade quilombola. A audiência foi realizada em Brasília e contou também com a presença de representantes da Marinha, da Secretaria de Políticas de Igualdade (Seppir), da Procuradoria Geral da União (PGU) e do Incra, que avaliaram a gravidade da situação e decidiram pelo adiamento da ordem de despejo.

Durante os próximos quatro meses o Incra deverá concluir os estudos visando a demarcação da área quilombola, cujo certificado foi emitido em setembro passado pela Fundação Cultural Palmares. As famílias de agricultores que vivem na área relatam conflitos com militares da marinha desde os anos da década de 1960, quando foi criada a Base Naval de Aratu. O principal conflito deu-se a partir da construção da Vila Naval, onde moram os militares, construída em áreas antes ocupadas pelos quilombolas.

Segundo o site do dpeutado Luiz Alberto, uma das representantes da comunidade, Rosimeire dos Santos Silva, relatou vários maus tratos cometidos por militares da Base Naval de Aratu. Ela garante que as 43 famílias estão vivendo aterrorizados: passam a noite acordados com medo de morrer (soldados passeiam à noite toda pelas suas roças) e têm medo de sair, pois quando voltar poderão encontrar a casa derrubada por militares da marinha. O acesso é controlado pelo portão de entrada da Base Naval.

A Marinha defende que os moradores “não cooperam” e negam as acusações de maus tratos. Segundo os militares haveria indícios de que os moradores da comunidade quilombola só teriam ido para aquelas terras quando a força militar construiu uma barragem, nos idos de 1955. Mas, no Rio do Macaco há uma moradora de 111 anos, dona Maurícia, que afirma ter vivido e se criado naquelas terras. Outra senhora de 115 anos morreu recentemente depois de ter recebido a ordem de despejo. O deputado Luiz Alberto, inclusive, conversou com dona Maurícia, na ocasião da visita que fez à localidade em outubro deste ano.

Fonte: http://www.jornaldamidia.com.br/noticias/2011/11/02/Bahia_Nacional/Ordem_de_despejo_contra_quilombol.shtml



2 comentários:

  1. Importante contribuição amigo Dema,
    os movimentos aliados e a comunidade estão pedindo ajuda para garantir que a comunidade Quilombola do Rio dos Macacos possam viver com dignidade em seu território.
    Não se pode destruir 200 anos de história, destruindo assim o patrimônio histórico, as ruínas que guardam restos mortais dos escravos que habitaram o território e consequentemente a história do quilombo.
    Tania Carvalho

    ResponderExcluir
  2. Querida Tan, é uma alegria e reforço tê-la não apenas apenas em nosso modesto blog -, mas, saber, ver e participar contigo dessas inúmeras lutas que temos nos parcerizado em prol dos quilombolas, indígenas e esforços e projetos outros! Vamos marcar para irmos juntos ao Rio dos Macacos, e, também, aos quilombos de Palmares e da Cova da Gia. Vou te ligar!

    Bjs!

    ResponderExcluir