quinta-feira, 3 de novembro de 2011

SESAI prepara seminário no DSEI Bahia

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, realiza entre os dias 17 e 19 de novembro, em Salvador (BA), o primeiro “Seminário de Saúde Indígena – DSEI Bahia”. O evento irá reunir mais de 150 participantes, entre conselheiros de saúde, lideranças indígenas, além de técnicos e gestores do sistema. Representantes de todas as regiões da Bahia farão parte do encontro, que irá definir as prioridades e estratégias para o trabalho da SESAI no distrito.

Nesta quinta-feira (27), uma reunião na sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) definiu a organização do Seminário. A pauta de discussão incluiu, entre outros temas, a seleção dos participantes e as diretrizes sobre a organização do evento. Já no Seminário, as discussões serão divididas em três eixos temáticos: gestão na saúde indígena, atenção à saúde indígena e controle social indígena.

Verbena Melo, Chefe de Gabinete da Sesai, representou o Secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, na reunião. “O controle social é um eixo estruturante da atenção à saúde indígena e precisamos que as lideranças indígenas tenham voz ativa para que a atenção à saúde seja integral e respeite as especificidades de cada etnia”, disse. “Aprendi com os indígenas a sempre falar a verdade. Assim, acima de tudo, precisamos ser honestos com todos os povos indígenas que vivem no País. Seminários como o que vamos realizar aqui é uma demonstração da transparência de todas as ações da gestão da Sesai”, completou Verbena Melo.

Sandro Hawaty Santos, do Conselho Nacional de Políticas Indigenista (CNPI), afirma que repactuar de forma conjunta e trazer de forma propositiva os anseios das comunidades é muito positivo. “Esse é o momento para que todos saibam quais são as ações preventivas e executivas da Sesai”, disse.

Lindomar Xokó, liderança indígena do nordeste, diz que “trazer as demandas das comunidades e esclarecer a elas quais são as metas e as responsabilidades da Sesai é fundamental. Além disso, no evento será possível, de maneira democrática, deixar claro quais as prioridades para os indígenas do DSEI Bahia”.


Fonte:
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=38284Fobte:

2 comentários:

  1. participei do primeiro encontro, mim emocionei muito, segurei minhas lagrimas, quero muito esse desafio e abracar esta causa.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Saile: que entra de coração nessas causas não apenas amplia suas percepções de ser e estar gente na caminhada -, como fica encharcad@ de emoção!

    Muito êxito, paz e amor na sua caminhada!

    Vamos continuar no contato, tá?

    ResponderExcluir