domingo, 6 de novembro de 2011

Pré-conferência reúne 100 indígenas em Salvador

À quem interessar possa.

Tomei conhecimento sobre esse evento abaixo ao navegar pelo Portal da Saúde. Tentei inúmeros contatos por e-mails e telefonemas. Tentei contatos com lideranças da Bahia e “órgãos” na Bahia que “trabalham” com a causa indígena, com os indígenas, com os povos indígenas... liguei, liguei, liguei para um telefone da tal DSEI na Bahia e... fiquei na pindaíba. Pindaíba você que me lê sabe o que significa, né? Ou babau. Idem, né?

Ah, como as questões indígenas são tratadas por quem está no DEVER de contribuir!

Ah, como liguei!!!! Ah, como tentei!!! E para meu espanto (já não me espanto sobre essas inúmeras intercorrências, mas, fico com um indignação máxima!). Comento muito com minha mana Graça Graúna e minha família e com amig@ sobre essas. Minha luta é solidária para com os povos indígenas e quilombolas – mas, tenho por experiência que ela é também solitária! Não sei até quando suportarei. Veja abaixo, o que li hoje, dia 06, domingo em que se encerra o que iniciou ontem, sábado e que levei a quinta e sexta tentando, tentando ter notícias e, babau!

À quem interessa a saúde indígena? Que lideranças tomaram conhecimento na Bahia, por exemplo, a respeito dessa pré-conferência? O que é e como se estrutura no Brasil e na Bahia em particular a Secretaria Especial da Saúde Indígena - SESEI, que tanto quiserámos que ela viesse a existir e pela qual lutamos e que temos pelo Dr. Antônio Alves, o então secretário -, grande admiração por suas ações tão calorosas e firmes para com os Povos Indígenas? Quem é quem na DESEI na Bahia? Quem são o seu quadro técnico-administrativo? Que história têm esse(a)s em favor da causa? Por que órgãos e organizações afins não estão sabendo desse evento?

Ainda pergunto. Como contribuir com a causa indígena e ou quilombola quando as informações são tratadas assim? Como vamos avançar e garantir o que tanto se discute, está na legislação e toma legislação, legislação. Não tem sido com a lei-quer. Tem sido como malequeira.
Ah, sensível e brutal, incomensurável diferença entre aquele(a)s pessoas que trabalham em causa prória ou corporativista daquele(a) que trabaham solidária e solitariamente!!!



Evento pré-conferência reúne 100 indígenas em Salvador

Cem indígenas de diversos estados brasileiros participam neste sábado e domingo de um encontro preparatório para a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontece de 7 a 10 de novembro, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

A reunião é realizada com recursos da Organização Panamericana de Saúde (Opas) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, com apoio do governo brasileiro. Eles vão definir propostas para a melhoria da segurança alimentar nutricional dos povos indígenas e garantia do direito humano à alimentação adequada.

Esse encontro preparatório é apoiado pelo Programa Conjunto de Segurança Alimentar e Nutricional de Mulheres e Crianças Indígenas no Alto Rio Solimões (AM) e em Dourados (MS), programa que é realizado pelas Nações Unidas e pelo Governo Brasileiro, com financiamento do Fundo Espanhol para o Alcance dos ODMs (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio).

O Programa Conjunto (PC SAN) está apoiando a organização técnica dessa etapa preparatória e facilitando a participação dos delegados indígenas. A ideia é fortalecer a segurança alimentar e nutricional e a garantia de direitos dos povos indígenas. "Reconhecemos a importância da realização de uma atividade desta natureza, inclusive, para a sustentabilidade das ações do Programa Conjunto", diz o Gerente de Saúde Familiar e Ciclo de Vida da OPAS/OMS no Brasil, Luis Codina.

No evento, serão pactuadas propostas para a implementação do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e construção do Sistema Nacional. “A participação indígena na Conferência Nacional é estratégica para fortalecer as políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional e garantir direitos para os povos indígenas”, destaca a coordenadora do Programa Conjunto, Cristina Albuquerque.

Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=97723

2 comentários:

  1. Ademário, paz e bem. Nosso colega Adriano Guarani e a nossa colega Alaide Pankararé estão aí na conferencia de segurança alimentar. Que otimo que voce postou aqui no seu blog. Parabens! Saudades! Fique bem. Marcos Aguiar

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo kybyra (irmão) Marcos, salve!

    Que bom que temos nossos kybyras Alaíde e Adriano por aqui! Tomara que "matemos" logo essas saudades! Desejo muita saúde, paz e cada vez mais êxito nas suas jornadas em prol dos povos indígens!

    Paz e Bem!!!

    ResponderExcluir