sexta-feira, 4 de novembro de 2011

JERÔNIMO, PONTE E FIGURA SINGULARES

SEM JERÔNIMO JAMES, HISTÓRIA E CULTURA DE SIMÕES FILHO PERDEM UMA PONTE E UMA FIGURA SINGULARES

Jerônimo James de Araújo, nosso 'Seu Jerônimo'! Ele nos contou muitas histórias, pilhérias, anedotas, “ousadias”, poesias tantas... Só soube nessa madrugada de que esse passarinho voou para a eternidade no dia 2 desse mês. Não dormi mais, pois minha cabeça zanzava entre as nossas conversas mais sérias e sapecas – para quando o dia clarear eu ir ter com seus familiares, inclusive com um dos seus filhos, Alex Passos, ator e locutor, meu carinhoso amigo a fim de abraçá-lo nesse corte que não sara, contudo, havemos de superar passo a passo. Seu Jerônimo sabia como poucos, como muito poucos mesmo, os limites do município de Simões Filho e foi testemunha ocular de aspectos da história de Água Comprida – que diferem em detalhes do que se conhece comumente. Ele dizia: - “Ademario, macho, eu não vou escrever esse livro porque se eu contar o que sei eu não amanheço vivo no novo dia...”. A História local perdeu essa Ponte!


Jerônimo era alegre, muito alegre e muito e muito retado outras vezes. Ele era dual: alegre e revolto. Um poeta que versejava vários temas. Desde o social e político, o amor e a natureza. Ele era um entusiasta do verde. Participamos de diversas manifestações em prol da preservação de rios, matas e do Milagre de Santa Luzia do Buraco. Quase sempre tinha uma poesia à mão e na mente e que nos mostrava ou declamava com seu sorriso maroto!

Não escrevo mais nesse momento. Não desejo agora permanecer diante do ecrã! Vou procurar seu filho Alex entre outros familiares. Preciso chegar até Alex! Fique o(a) caro(a) leitor(a) com a poesia que o Ailton Silva i Guerra, companheiro de Jerônimo e nosso e com quem Jerônimo James tanto recitou nas praças dessa cidade! Desejo retornar aqui com outras notícias deste que a Cultura e Arte perderam uma figura singular!



Velho Poeta - Geronimo James
Ao amigo Geronimo James



Velho Poeta

agora que tu foi embora
quem vai rimar teus versos?
quem vai falar tuas poesias?

vai com Deus velho Poeta
a morte não é o fim
para aqueles que realizam sonhos

tua língua afiada
não mais será ouvida
mas tua poética e atitudes
jamais serão esquecidas

o gosto pela política
as piadas e arrelias
teus amores e conquistas
é uma prova: valeu a vida!

não cabe no meu peito
a dor da despedida
só me consola a contrapartida
de que nós poetas
não morremos de fato
viramos verbo, adjetivo... arte.

Simões Filho, 02/11/2011

Fonte da poesia e da foto: http://colemermo.blogspot.com/

4 comentários:

  1. É isso ai, Ademario. Aqueles que combatem o bom combate jamais serão esquecidos. Que Ñanderu nos acolha. Grauna

    ResponderExcluir
  2. G querida G, Jerônimo "encantou" como é a crença dos nossos ameríndios e fica a nossa memória a sacudir seus maracás -, que no caso dele, eram suas poesias, gestos ousados, sua alegria, força e bota teimosia nisso!!!

    Minha mana amada, que Ñanderu nos acolha!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela sua luta incansável!
    Você,sem dúvida é um guerreiro que merece a nossa admiração,pois, estar sempre encontrando uma maneira diferente de ressaltar a dignidade daqueles que contribuíram ou ainda contribuem para grandeza deste país.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Das Neves, educadora de valor e que também tenho muita estima! Vamos, cada um(a) de sua passagem sob o Sol, com nosso fiozinho compartilhando na (RE)construção da Teia!

    Grato por sua presença!

    Muita paz e saúde!!!

    ResponderExcluir