domingo, 6 de dezembro de 2020

Oré - Îandé (Nós sem vocês - Nós com vocês): Um livro multilíngue!

Este é o mais novo livro de Ademario Ribeiro e foi escrito nas línguas Indígenas: Guarani, Kiriri, Patxohã e Tupi, traduzidas para a língua Portuguesa.  Seu título, Oré - Îandé (Nós sem vocês - Nós com vocês) convida-nos a refletir desde os pronomes pessoais oré e îandé da 1ª pessoa do plural das línguas Guarani e Tupi/Tupinambá. O pronome oré se aplica quando se exclui o ouvinte e o pronome îandé se aplica quando se inclui o ouvinte. Exemplo para oré: Eu e ele (exclui o ouvinte). Exemplo para îandé: Eu e você (inclui o ouvinte).

Logo, aqui, desde o título Oré - Îandé (Nós sem vocês - Nós com vocês) podemos, também, pensar e refletir quando incluímos ou excluímos os outros - indígenas e não indígenas. Será que podemos ampliar nossas atitudes de alteridade para com o outro, esse outro supostamente diferente de nós.

A obra é composta de poemas, notas sobre a escrita e pronúncia dessas línguas e de sugestões metodológicas. Esses textos podem contribuir para que educadores(as) e alunos(as) possam debater e refletir em favor da inclusão do ensino da temática indígena - determinado pela Lei 11.645 de 2008, com vistas a ruptura da lógica colonialista repleta de equívocos, preconceitos, discriminações e fazendo valer a proposta pedagógica da Nova História indígena, numa abordagem e perspectiva intercultural e interdisciplinar.

Filho de Amélia Souza Ribeiro e Alberto Severiano Ribeiro, nasceu em Miguel Calmon, Bahia, terras imemoriais do povo Payayá, do qual, por parte de sua mãe se autodeclara indígena dessa etnia. Doutorando e mestre em Ciências da Educação na Universidad Interamericana (UI), especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (EPDS) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), escritor, poeta, teatrólogo e diretor teatral.

Há mais de quatro décadas (des)envolve projetos socioeducativos, artístico-culturais e ambientais em seu estado, com ênfase na Região Metropolitana de Salvador e com destaque no municipio de Simões Filho. Membro e fundador de diversos conselhos municipais e de organizações civis, como: ARUANÃ (Associação para Recursos Ambientais e Artísticos, ALARME (Academia de Letras e Artes da Região Metropolitana de Salvador) e da Associação Muzanzu do Quilombo Pitanga de Palmares, todas na Bahia.

Em sua literatura constam dezenas de peças teatrais, artigos, crônicas, poemas, os livros, Sopros e Flexas (1985) e Poética Poranduba – Eco Étnica (2001) e outros livros em parcerias com escritoras(es) indígenas.

Contatos com o autor

Site: ademarioribeiro.pensamentações.com

Blog: ademarioar.blogspot.com

Facebook: Ademario Ribeiro

Instagram: ademario_ribeiro

E-mails: ademarioribeiro2015@gmail.com

edicoeskurupyra@gmail.com

Características

Título: Oré - Îandé (Nós sem vocês - Nós com vocês)

Autor: Ademario Ribeiro

lSBN: 978-990670-2-0

Editora: Edições Kurupyra

Ano de publicação: 2020

Capa: Supremo 300g.

Papel: Offset 90g.

N° de páginas: 96

Línguas: Guarani, Kiriri, Patxohã, Tupi/Tupinambá e Português

Dimensões: 15 x 21



7 comentários:

  1. Parabéns ao parente payaya, saudações

    ResponderExcluir
  2. Antonia Maria Almeida Alves6 de dezembro de 2020 às 08:39

    Maravilhoso trabalho e investimento direcionado para a implementação da Lei 11.645/2008. Além de robusto contribuição para a divulgação e conhecimento da nossa ancestralidade, línguas, culturas locais dentre outros elementos percentes á construção da sociedade brasileira. Parabéns Ademário pelo sonho e realização que também é nossa.Gratidão!

    ResponderExcluir
  3. Deus abençoe esse guerreiro que sempre se dedica as causas nobres dos povos e do meio ambiente. Parabéns Ademário pela conquista👏
    Iracema Souza, amiga de sempre!

    ResponderExcluir
  4. Grande Ademário. Um ilustre pesquisador e camrada. Fica um abraço cordial

    ResponderExcluir