quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Região Metropolitana de Salvador encerra Conferências Territoriais de Cultura em 2013

A etapa territorial das Conferências de Cultura 2013 encerra suas atividades em evento que acontecerá em Camaçari, nos dias 8 e 9 de setembro, depois de ser realizada por toda a Bahia ao longo do último mês. A cidade sediará os debates sobre cultura no território de identidade Região Metropolitana de Salvador que inclui, além da capital baiana e da localidade anfitriã, outros nove municípios: Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Salinas da Margarida, Simões Filho, Vera Cruz.

A Conferência Territorial de Cultura da Região Metropolitana de Salvador apresentará ao público todas as ações e investimentos feitos pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) que atenderam às demandas de Conferências precedentes, no referido território de identidade. Além disso, o evento elegerá delegados para as conferências Setoriais e Estadual.

Desde 6 de agosto, data da realização da primeira Conferência Territorial de Cultura 2013 – que aconteceu no território de identidade Portal do Sertão, em Irará -, grupos formados por dirigentes, assessores, coordenadores e representantes territoriais da SecultBA percorrem 26 territórios de identidade da Bahia. O evento da Região Metropolitana de Salvador, em Camaçari, será, portanto, o 27º e último a debater a cultura e políticas públicas culturais. Todas as informações sobre os encontros podem ser acessadas aqui no blog.

Sobre o Território Região Metropolitana de Salvador e o município de Camaçari, sede da sua Conferência Territorial:

Camaçari, localizada a apenas 41 km de Salvador e com uma população de 268 mil habitantes, possui o segundo maior PIB da Bahia, de R$ 10 bilhões, atrás apenas do da capital do estado. É conhecida como “Cidade Industrial”, pois abriga muitas empresas do Polo Industrial, não só químicas e petroquímicas, mas também de outros ramos da indústria de celulose, borracha, metalurgia do cobre, fertilizantes, têxtil, energia eólica, bebidas e serviços. Fazem parte de Camaçari as localidades de Busca Vida, Abrantes, Jauá, Arembepe, Jacuípe, Guarajuba e Itacimirim, repletos de atrativos turísticos com suas belas praias, dunas, manguezais, restingas, mata ciliar, mata atlântica. Em Camaçari, acontece a tradicional festa do Boi Janeiro de Parafuso, a mais antiga da cidade. O evento é celebrado com apresentações de dança e de música. Existe também o Boi Mirim de Parafuso, criada como uma forma de não deixar a tradição do Boi Janeiro de Parafuso acabar, pois reúne crianças que imitam as personagens do tradicional festejo.

Serviço:
O quê: Conferências Territoriais de Cultura de Região Metropolitana de Salvador
Quando: 08 (18h às 20h30) e 09 de setembro (08h às 18h)
Onde: Região Metropolitana de Salvador – Camaçari: Cidade do Saber, Rua do Telégrafo, S/N, Bairro do Natal.

As Conferências são abertas ao público.

Fonte: http://www.cultura.ba.gov.br/2013/09/03/camacari-encerra-conferencias-territoriais-de-cultura-em-2013/

Nenhum comentário:

Postar um comentário