segunda-feira, 8 de abril de 2013

CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

I CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: IDENTIDADES E ALTERIDADES/UFCG
 
CAMPINA GRANDE-PB 13 a 16 de maio de 2013
 
Minicurso

JÁ NÃO SE VER MAIS “ÍNDIOS” COMO ANTIGAMENTE: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA LEI 11.645/2008.

Prof.ª Maria da Penha da Silva/UFPE
Prof. Edson Silva UFPE/UFCG
 
Tendo em vista, as mudanças sociais no Brasil a partir da década de 1980, as mobilizações sociopolíticas dos povos indígenas no Nordeste pelo reconhecimento, conquista e a garantia de direitos sociais específicos, o Ensino sobre a História e as Culturas dos referidos povos, requer um novo olhar a partir das novas abordagens da História. Nesse sentido, justifica-se a presente proposta de estudo, que tem como objetivo, provocar reflexões sobre o imaginário e as práticas educacionais escolares sobre os povos indígenas na sociedade contemporânea e o que sugere a Lei 11.645/2008.
Simpósio Temático
 
EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: A LEI 11.645 E O ENSINO SOBRE A HISTÓRIA E AS CULTURAS INDÍGENAS NO BRASIL.
 
Prof.ª Maria da Penha da Silva/UFPE
Prof. Edson Silva UFPE/UFCG
 
O Simpósio se propõe reunir discussões a respeito das exigências decorrentes da Lei 11.645/2008 que alterou o Ar. 26-A da LDB (Lei de Diretrizes e Base da Educação) ao determinar a inclusão nos currículos escolares da Educação Básica o ensino da história e culturas dos povos indígenas no Brasil. Pois Se por um lado a determinação legal é uma conquista para os povos indígenas, por outro lado, a efetivação da referida Lei implica em uma série de questões e desafios. A iniciar pela regulamentação da citada Lei, que necessita ainda ser definido as responsabilidades para a implementação e efetivação da determinação legal, a exemplo dos papéis dos gestores educacionais em suas várias instâncias. A partir de quais subsídios serão discutidos e ensinados conteúdos sobre a temática indígena na escola? De que forma ocorrerá a formação do professorado que estão atuando? Como a temática indígena será tratada nos cursos de formação de professores? Qual o lugar da História Indígena nos cursos de licenciaturas, especificamente na área de História, Ciências Humanas e Sociais? Como vem sendo ensinada a História Indígena nos cursos universitários? Com esse Simpósio, portanto, pretendemos além das reflexões sobre essas e outras questões, das apresentações de experiências, provocar discussões sobre o ensino da História Indígena e seus desafios para superação de abordagens que enfocam o exotismo e folcloraziação dos indígenas e, contribuindo na superação das desinformações, equívocos e preconceitos, na formação de cidadãos críticos que reconheçam o Brasil em suas sociodiversidades, incluindo os povos indígenas.
 
Fonte: e-mail

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