terça-feira, 19 de março de 2013

Audiência Pública sobre o Quilombo Rio dos Macacos



Leia abaixo um trecho informativo para  "Sugestão de Pauta", escrito pela jornalista Indara Abreu, sobre o convite à Audiência Pública da Comunidade Quilombo Rio dos Macacos. Na oportunidade serão ouvidas as partes envolvidas no processo movido pela Marinha do Brasil para desapropriação das terras ocupadas pelos moradores da citada Comunidade.
Eis o texto:

"A comunidade quilombola Rio dos Macacos vive há quase 200 anos no município de Simões Filho, na Bahia. A Marinha de Guerra do Brasil chegou lá há aproximadamente 50 anos numa área que fica distanciada 10 km da Base Naval. A Marinha moveu o processo de nº2009.33.000.016792-4, que determina a desocupação da área onde está localizada a comunidade quilombola Rio dos Macacos.

Segundo uma das líderes comunitárias, Rosimeire Santos de 34 anos, a comunidade sofre vários tipos de violências que vai desde a psicológica, como ameaças, invasões do espaço para tirar fotos sem a permissão dos moradores, até a física através de maus tratos e pancadas. “Eles têm coragem de tirar fotos da gente. Se vamos pra algum bairro próximo somos seguidos pelo carro deles. A saída e a entrada da comunidade agora tem câmara e portão. A gente vive uma verdadeira senzala”, contou Rosimeire.

A Audiência Pública que será realizada nesta quinta-feira (21/03), às 14:00 h dará oportunidade para que as partes possam esclarecer a toda população simoesfilhense o que de fato está acontecendo e quais as providências que serão tomadas para que esta situação seja de alguma forma solucionada.

Cordialmente,

Indara Abreu - DRT2808".



2 comentários:

  1. Faço votos que essa comunidade quilombola permaneca no espaço que lhe é de direito. Que Ñanderu, Deus, Tupã e todos os Orixás nos acolham. Graça Graúna

    ResponderExcluir
  2. Estimada Graça Graúna, durante toda a Audiência te sentimos aqui entre nós. Assim que tiver um tempinho farei um breve relato de como ocorreu.

    Gratidão por tuas bênçãos!

    Que Ñanderu/Olorum nos acolha!

    ResponderExcluir