quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Siré Obá - A Festa do Rei

Em Simões Filho é muito raro acontecer ações, produções e afins de arte e cultura, quer musicais, teatrais, recitais, vernissagens e demais possibilidades artísticas, embora algunsespíritos empobrecidos, míopes ou centrados em seus egos inflamados possam "atestar" de que "esse povo não gosta dessas coisas", são incontestes os registros históricos sobre aspectos culturais desde os tempos mais remotos da colônia! As localidades do Outeiro, Dambe, Aratu, Mapele, Palmares, Pitanga de Palmares, Pitanguinha, Ponto de Parada, Km 25 e 30, Góes Calmon (ex-Mutitiba e Muriqueira), CIA I e II e no Centro.

Espíritos empobrecidos ou egocêtricos gastam muito de suas "posses", "prestígios", tempo," para desviarem os rumos da civilidade para a barbárie, baixaria, banalidade - enquanto se mantém e se contentam com as migalhas! Entretanto, de quando em vez, esforços "quase" heróicos dos que militam/moram aqui fazem seus espetáculos submergir o marasmo, a mediocridade e apresentam aqui-ali. "Triste vida a de artista! Claro, para mim, há artista e artista. Artista voltado ao "sucesso fácil" (Fácil ?!) e artista comprometido com as emancipações  para mim têm um sentido bem definido.

Mas, vamos a outro ponto (também) interessante. Leia, por favor, o texto abaixo:
"Após levar o espetáculo “Siré Obá – A festa do Rei” a diversas Comunidades de Santo de Salvador e apresentar-se em vários palcos, mostras e festivais, o NATA –Núcleo Afrobrasileiro de teatro de Alagoinhas, faz temporada gratuita em terreiros de candomblé de 8 cidades no interior da Bahia, durante o mês de novembro.

O NATA inspira-se nos orikis (poesia em exaltação aos orixás) e usa teatro, dança-afro e música para mostrar a beleza e a filosofia do culto às divindades africanas, tendo como objetivo desmistificar preconceitos e combater a intolerância religiosa. Unindo religião e arte, a peça segue sequência das músicas cantadas e tocadas para os orixás nos rituais do candomblé, celebrando, junto com o expectador, os feitos dessas divindades.

Desde sua primeira temporada em 2009, Siré Obá recebeu três indicações ao Prêmio Braskem de Teatro: Melhor espetáculo, Revelação (para a então estreante diretora Fernanda Júlia) e Especial (pela direção musical de Jarbas Biittencourt), categoria da qual saiu vencedor".

QUANDO? - Sábado, dia 24 de novembro
HORÁRIO?`- 16H00
ONDE? - Simões Filho
LOCAL? - Ylê Axé Oju Yá Omim
ENDEREÇO? - Rua da Escola KM 10 n 49 – Palmares – Simões Filho

2 comentários:

  1. Evento muito bom,mas existe a dificuldade de transporte.

    ResponderExcluir
  2. Cara Elza, cremos na possibilidade de transporte, com saída prevista para as 14h30 da Praça da Bíbila, Fique atenta e mantenha contato!

    Abraço!

    ResponderExcluir