sábado, 16 de junho de 2012

Alegria e compromisso pedagógicos na Formação Continuada de Professores em Catu

Como nos comprometemos em compartilhar, eis as fotos da certificação das(os) participantes da Formação Continuada de Professoras(es) em História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, no município de Catu na Bahia, esforço e compromisso à implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que nesta postagem intitulamos de "Alegria e compromisso pedagógicos" porque dada a força e intergração no envolvimento durante todo o processo na Formação Continuada de Professores em Catu.

Tenho usado bastante esta expressão ALEGRIA PEDAGÓGICA. No processo da formação e na sua culminância no dia da entrega dos certificados não me vinha uma outra assertiva senão esta e certeza de que todas(os) ali estavam contribuindo para a aplicação desta legislação.

Os parabéns são para, desde a Secretária de Educação e Cultura, Profª Maria Joanil Silva Souza e com extensão à sua prefeita, Srª Gilcina Lago de Carvalho - ao pessoal do apoio: Marisa (Mara), Raquel e Cleuza. Os mais efusivos parabéns vão mesmo para quem fazemos as reverências: às professores e professores que participaram desta formação.

Vamos às fotos, numa certa sequência do que aconteceu nesse dia, 12 de junho de 2012.







Prof. Paulo Santos, o apresentador do evento de Certificação.


Composição da mesa. Fala da Secretária de Educação e Cultura,  Profª Mª Joanil Silva Souza.


Performance:  Ekobé etá r-upi r-ayra etá yby: “Pelas vidas dos filhos da terra”. Texto-base em Tupi - Português.

Abaixo, momentos de Koyra - "Tempo agora". Rito  do Nascimento e batismo de uma criança na sociedade indígena. Poesia e canto em Tupi - Português.


Além das aulas teórico-práticas, realizamos algumas oficinas, por exemplo, de peteca, glossário com palavras e expressões em línguas indígenas, sob o predomínio da língua Tupi, artes e pinturas indígenas, estas, com os desenhos comumente utilizados pelas mulheres do povo Kamawyrá. Os conteúdos propostos para a História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena e seus formadores estão na postagem anterior. Ver link: http://ademarioar.blogspot.com.br/2012/05/formacao-de-professores-de-catu-e-as.html#links

Nesse momento da certificação, o Prof. Antônio Cosme nos brindou com a participação brilhante do poeta Giovani Sobrevivente que entre as joias recitadas estava presente a sua provocante poesia "Tia Anastácia". Enquanto ele não nos envia um áudio, veja-o, libérrimo!



As professores cursistas posam após receberem seus certificados.


Havia muito mais a postar aqui. A fim de certa dinâmica tive a dor crucial de nçao expor "tudo", contudo, veja mais alguns dos muitos flagrantes.



Essa é a Zizêlda Viana, figura de força, guerreira na busca dos direitos, das políticas públicas, uma militante arretada do movimento negro, por isso, assistente social para além do assistencialismo. Ela, junto aos professores Zenny Conceição, Paulo Santos, Marivete Araújo, entre outros poucos, lutaram a alguns anos no  município de Catu pelo que depois passou a ser motivo das Leis 10.639/03 e 11.645/08. Então, guerreiras(os) iluminadas(os) já estavam na trincheira. As leis só vieram coroar seus esforços em prol de uma Educação verdadeiramente incluisva e anti-racista.

Valeu!
Valerá!

Fotos: Ana Paula Moreira e Ademario Ribeiro

Referências (Módulo I da História e Cultura dos Povos Indígenas)


A Missão. (The Mission). Direção: Rolland Joffé. Inglaterra: Produção, Stuart Craig, 1986. (125 min), drama. Disponível em vídeo e DVD. Ntsc, som., Legendado. Port. Esp. Ing.

BARBOSA, Pe. A. Lemos. 1956. Curso de Tupi Antigo: Gramática, Exercícios, Textos. Rio de
Janeiro: Livraria São José.

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_____. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1998.
___. LEI Nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União, Brasília, 11 mar. 2008.
____. Parâmetros Curriculares Nacionais, MEC/SEF, 1998.
_____. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEC, 1998.
_____. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/1996).

Construir Notícias, Recife: PE, Nº 04, Ano I, Mar/Abr, 2002.

Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas. Rio de Janeiro : UNIC; Cuiabá : Entrelinhas, 2009. 56p.

NAVARRO, Eduardo de Almeida. Método Moderno de Tupi Antigo, Editora Vozes, 2ª edição, 1998.

PORANTIM. Brasília: CIMI, jan/fev., n. 71/72, 1985: 13.

RIBEIRO, Ademario. História e Cultura dos Povos Indígenas: abordagem transversal fortalecida pela lei 11.645/08. Licenciatura em Pedagogia. Ouro Preto. Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, 2011.
_____. Apape endé abá? Quem é você índio? Peça teatral, edição celebrativa do encerramento do projeto de intervenção, Simões Filho/Bahia, 2010.
_____. Projeto de Intervenção História e Cultura Indígena – passado e presente pra valer. Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, 2010.
_____. Poética Poranduba, Eco-Étnica, de Ademario Ribeiro, Salvador - Bahia, Edição do autor, 2001.

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_____, 1993a. «Línguas indígenas: 500 anos de descobertas e perdas». D.E.L.T.A. 9(1):83-103. São Paulo.
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SAMPAIO, Teodoro. O tupi na geografia nacional. 6ª Ed. Salvador, Gráfica Falcão, 2010.

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http://ademarioar.blospot.com

http://www.brazil-brasil.com/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=294

http://www.brazil-brasil.com/component/content/article/25-destaque-nacional/294-aryon-dalligna-rodrigues-nossas-lnguas-alm-do-portugus

http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/cultura-indigena-24847.shtml







6 comentários:

  1. Profª Joema escreveu pelo e-mail:

    "Professor, parabéns por todo esforço,e pelo trabalho brilhante que realizou com os educadores de catu.
    você é nota 10!".

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  2. AR seu brilho, calor humano e humildade acende as mais frias das lenhas. E,o resultado é sempre um sucesso!
    Qnd se faz coisas por amor ao próximo, nunca perdemos nada. És um bravo guerreiro, travando incessantes lutas. Q orgulho ter-lhe conhecido e acompanhar, mesmo q d longe seus excelentes projetos. Força e fé sempre!!!! UM caloroso abraço, cheio de saudades. Até um dia.
    Sua parenta longínqua,
    Andréia - Camocim de São Félix -Pernanbuco

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  3. Querida colega e parente, Andréia!

    è sempre com alegria que sou brindado pelo seu carinho. Vc é também uma pessoa e profissional comprometida com o Bem de sua comunidade e com a educação de qualidade. Sou feliz em saber que continua na luta. Tenha sempre a fé como seu guia. Seja feliz!!!

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  4. Ademario,

    Alegria e Compromisso Pedagógico nunca é demais em um país que tanto desrespeita os educadores. Não poderia deixar de comentar essa sua ação junto aos educadores do município de Catu, tão valiosa e sem contar que a temática carece de profissionais sérios como você, para que o tratamento seja igualmente sério.
    Muito lindo ver minhas colegas tão envolvidas e construindo conhecimentos tão significativos acerca da lei 11.645/08 e dos povos indígenas. Em frente!!!

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  5. Natalina, querida, tenho construído ao seu lado essa apaixonante, comprometida e desafiante aventura de educadoras(es). Mais uma vez agradeço seu carinho e reconhecimento por nosso trabalho.

    Beijos do seu admirador!

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