quinta-feira, 15 de março de 2012

Recital pela Liberdade na Praça Castro Alves

RECITAL


De Castro Alves aos Poetas do século XXI: a poesia engajada às lutas pela liberdade.


Local: Praça Castro Alves - Centro Histórico de Salvador (BA).
Horário: 10h00

< Poetas presentes:

Ademario Ribeiro
Ailton Silva & Guerra
Douglas de Almeida
Edgar Velame
Edmilson Baraúnas
Francisco Assunção
Jorge Mello
Graça Graúna
Ivan Maia
Lílian Carneiro
Marcos Peralta

Claro, tod@s são convidad@s à essa Festa da Emancipação que tem na poesia o seu alimento alado, insubstituível e essencial - dando passagem às vozes que por lá queiram comparilhá-las com tod@s!!!

Historiando o porque deste Recital


A professora Graça Graúna (GG)* da Universidade de Pernambuco (UPE), minha estimada amiga e mana de coração e ações, virá numa Excursão Garanhuns (PE) a Salvador, no dia 17 de março (sábado), com seus estudantes do V Período de Letras (turno da noite), tendo como objetivo conhecer em Salvador, a Praça Castro Alves, e ali – com a minha participação (Ademario Ribeiro) e com poetas por mim convidad@s (leia acima) fazermos um recital em homenagem ao poeta baiano, Castro Alves, autor de “Navio negreiro” entre outros poemas notáveis de sua safra. Será também, uma homenagem ao Dia Nacional da Poesia (14.03) e ao mesmo tempo, ouvirmos a poesia dos poetas convidados que são referência por seus poemas engajados à luta contra escravidão. Venha ouvir, ver e se contagiar com suas leituras, declamações e performances.

Abaixo, (GG) apresenta-nos o que motivou essa excursão, a qual faz parte do seu planejamento junto a (UPE) para a Disciplina de Literatura Brasileira I. Ei-la:

"Justificativa: com base no conteúdo da disciplina Literatura Brasileira I, a excursão Salvador é uma maneira de refletir os caminhos da poesia romântica no Brasil. Nesta perspectiva, cabe a poesia social de Castro Alves: poeta baiano cuja data do nascimento inspirou no Brasil a criação do dia Nacional da Poesia. Castro Alves nasceu em 14 de março de 1847 na fazenda Cabaceiras, interior da Bahia. Concluídos os estudos secundários no Ginásio Baiano, onde começou a escrever seus primeiros versos, ingressou-se, em 1862, na Faculdade de Direito do Recife, onde despertou tamanha notoriedade por seu dom poético".



Após o aludido evento, socializaremos aqui as fotos.

* É autora indígena do povo Potiguara (RN), Profª Drª PhD e atua na área de Literatura e Direitos Humanos.

6 comentários:

  1. Ademario, é um orgulho ter vc como companheiro!
    Que interessante a proposta de Graúna abraçada por vc e pelos nossos poetas.
    Quero marcar presença!!!

    ResponderExcluir
  2. Mano, divulgue o horário do encontro, não perco esta oportunidade de conhecer tete-a-tete, tantas Pessoas que admiro.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Nata, sou um privilegiado por ter a sua companhia e poder sorver de sua sabedoria e compartilhamento dessas tantas lutas pela essencialidade!

    Vai ser lindo contar com presença!!!

    ResponderExcluir
  4. Almirante malungo meu, tomara que dessa vez possamos trocar um abraço e nos ver cara-a-cara! Vai ser muito forte esse momento. Gente de muita Luz vai estar presente!

    Abraço, estimado confrade e traga a sua poesia!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá meu amigo.

    Seu sucesso é mais do que merecido, você o conquista porque acredita no que faz. Milhões de beijos e abraços beeeeeeeeem apertados!!

    Alvaci e família.

    ResponderExcluir
  6. Alva, querida, somos o que fazemos e não faríamos mais e melhor sem o outro - aquele(a) que nos impulsiona. Vc é contagiante!

    Beijos e abraços em todos os seus!!!

    ResponderExcluir