sexta-feira, 19 de agosto de 2011
Gritos ecoam contra Belo Monte
Nossa luta contra Belo Monte está chegando a seus capítulos finais e decisivos.
A voz e a força de We’ena Miguel, uma índia do povo Tikuna, ora, aqui em nosso blog, a pedido por e-mail por nosso estimado parente, maestro e cacique Tukumbó Dyeguaká (Robson Miguel).
“Sou a índia Tikuna We’e’ena Miguel e preciso de você comigo neste ato mundial contra belo monte dia 20 de agosto de 2011 - ás 13 horas em frente ao MASP - SP – Avenida Paulista - Centro - São Paulo.
Eu choro porque ouço gritos e gemidos do meu povo indígena que entregou todas as nossas terras aos homens brancos quando aqui chegaram e agora temos que pedir ajuda aos homens brancos que, por amor a nossas almas e nossas crianças nos salvem.... nos deixem pelo menos viver e permitam que assim também vivam os nossos e os vossos filhos nas gerações vindouras. Nossos pássaros e animais gritam porque já pressentem o cheiro da morte, e nós também pressentimos, enquanto governos e políticos corruptos, empreiteiras e mineradoras, em nome do dinheiro, querem matar o nosso Rio Xingu construindo a Usina Belo Monte para gerar energia para indústrias que poluem, superaquecem e destroem o planeta.
Hoje, não queremos que nos devolvam o Brasil, mas preocupada com o futuro do planeta, com a minha qualidade de vida, de meus filhos e parentes indígenas, eu questiono a respeito do homem branco em relação ao nosso planeta, que também é a sua morada, e que há séculos poluí o ar, os oceanos e rios, devastam as florestas e vendem animais da fauna levando-os á extinção.
Tento, mas não encontro respostas fáceis, senão as que já foram ditas na carta escrita pelo nosso Cacique Sealth" (Ts'ial-la-kum), líder das tribos indígena Suquamish e Duwamish, que resume: "Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado; aí sim eles verão que dinheiro não se come".
Contra este projeto de morte, milhares de indígenas, milhões de mulheres e homens no mundo já estão organizados para dia 20 de agosto defender a Amazônia, mesmo sabendo que as máquinas já estão escavando o solo nas cercanias do Xingu, mas não é tarde para silenciar seus motores – Clique e veja como são: http://www.youtube.com/watch?v=OCrHpmt7sY4
ESTAREMOS REALIZANDO ESTE ATO MUNDIAL CONTRA BELO MONTE EM VARIAS CIDADES E PAÍSES – Anote os estados brasileiros que já confirmaram a participação e Países como: França, Equador, Peru, México, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Chile, Reino Unido, Espanha e Portugal.
Anote na agenda: Em São Paulo-SP o evento se realizará na Av. Paulista, em frente ao MASP (Museu de Arte de São Paulo) as 13:00 hs.
No Rio de Janeiro- RJ, posto 4 na Av. Atlântica em Copacabana, as 14:00 hs
Em Salvador-BA, Praça Campo Grande, até a Praça Municipal, as 14:00 hs
Em Fortaleza-CE, praça José de Alencar, centro, as 13:00 hs
Em Recife-PE, Praça do Derby, as 14:00 hs
Em Brasília-DF, em frente ao congresso nacional, as 14:00 hs
Em João Pessoa- PB, feirinha de Tambaú, as 14:00
Em Belém-PA, Praça da República, em frente ao Teatro da Paz rumo ao Ver o Peso, as 08:30 hs.
Na França, Parvis des Droits de L’Homme, Place du Trocadéro, Paris, 15:00h; Em Portugal, Porto, Consulado Brasileiro, Av. França n° 20, as 13:00 hs; LISBOA, Consulado Brasileiro, Praça Luis de Camões , CHIADO; Em San Francisco, 300 - Montgomery Street, Suite 900, San Francisco, CA 94104, day 22, Monday, in Brazilian Consulate.
Venha ou me ajude a divulgar.
Muito Obrigado!”
We’ena Miguel, além de artista plástica e cantora é Presidente Nacional das Mulheres Indígenas – Mandato: 2010 á 2014.
Fontes do texto e fotos: http://indiatikunaweeenamiguel.blogspot.com/
http://caciquerobsonmiguel2.blogspot.com/
Fonte da foto do rosto pintado: (Relatório do CIMI - Conselho Indigenista Missionário): www.cimi.org.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário