segunda-feira, 19 de novembro de 2018

I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INDÍGENA NO ODEERE - JEQUIÉ - BAHIA


O I Seminário de Educação Indígena aconteceu no dia 17 de novembro de 2018, dentro da programação da XIV Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, realizada pelo ODEERE – Órgão de Educação e Relações Étnicas, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, no Campus de Jequié, na Bahia, que, entre outras atividades, realizou: o I Encontro de Religiões de Matriz Africana, o I Sarau: Linguagens Afro-Brasileiras & o I Fórum de Educação: Leis 10639/03 e 11645/08, Gênero e Diversidade sexual tendo como tema: “Guardiões das Sabedorias e Ancestralidades, Produção de conhecimentos e resistências”.

As atividades do I Seminário de Educação Indígena, ministradas por Ademario Ribeiro e que participou de uma mesa redonda, conforme explicitaremos abaixo.

v  MINICURSO
Aportações para a (des)construção do Ensino da Temática Indígena.


Público alvo: Docentes e interessadxs em geral.
Dias: 17.11.2018 (Sábado).
Horário: 08h00 às 12h00
Carga horária: 05 horas.
Intervalos: 15 minutos.

Ementa
Levantamento de conhecimentos prévios (o que sei) e, das expectativas (o que quero saber) acerca do ensino da temática indígena), estudo de textos, realização de dinâmicas e confecção de materiais como sugestão de elementos ludo-pedagógicos e teórico-práticos, para possíveis intervenções com vistas à desconstrução da visão colonizadora e estereotipada dos povos indígenas, construção de  novas abordagens e lógicas das histórias e culturas amerindígenas e, problematizando aspectos que favoreçam a implementação da Lei 11.645/08.










v  MESA REDONDA: As Leis 10639/2003 e 11645/2008: Indígenas, Interculturalidade e Formação de Professores/as.

Palestrantes: Prof. Ms. Ademario Souza Ribeiro; Prof. Dr. Augusto Marcos Fagundes de Oliveira (UESC); Profa. Dra. Edineia Tavares Lopes (UFS); Profa. Dra. Maria Batista Lima (UFS); Prof. Dr. José Valdir Santana (UESB).
Mediadora: Profa. Dra. Jeanes Leachert (UESC).









v  OFICINA: A Importância das Línguas Indígenas: Urgência de sua Salvaguarda e Curiosidades do e no Idioma Tupí antigo.


Público alvo: Docentes e interessadxs em geral.
Dias: 17.11.2018 (Sábado).
Horário: 19h00 às 21h00
Carga horária: 02 horas.
Intervalos: 15 minutos.


Ementa

Estudo de textos, realização de dinâmicas e confecção de materiais como sugestão de elementos ludo-pedagógicos e teórico-práticos, para possíveis intervenções, desconstrução da visão colonizadora e estereotipada sobre as línguas indígenas, problematizando aspectos que favoreçam a valorização e preservação desses idiomas.







Saiba mais:
http://ademarioar.blogspot.com/2018/11/xiv-semana-de-educacao-da-pertenca-afro.html

http://www2.uesb.br/eventos/odeere/wp-content/uploads/2018/07/PROGRAMA%C3%87%C3%83O-DA-XIV-SEMANA-DA-PERTEN%C3%87A-em-s-p%C3%A1ginas.pdf


2 comentários:

  1. Que trabalho maravilhoso, Mestre Ademario Payayá! Saber as nossas origens e preservar a nossa cultura ancestral é vital para a construção de um país verdadeiramente digno. Parabéns! Força sempre!

    ResponderExcluir
  2. Sim, ainda mais retroalimentado pela tua força e carinho!
    Apareça para conversarmos!
    Abraços!

    ResponderExcluir