sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

La causa, la sabiduría y los valores de los pueblos originários

Quem somos nessa Aventura humana na Terra? – Entre tanto a dizer – inicio por responder que somos quem somos e ao fazermos o que fazemos. O que fazemos diz quem somos. Há quem ralhe das minhas crenças ou queira me “salvar” do que acredito, segundo elas porque mereço “mais e melhor” e que perco tempo e blá-blá-blá... Cada vez me convenço que aprendo muito com o outros, contudo, só consigo dormir comigo mesmo. Minha cabeça e espírito são o que me acalma ou desatina. Sem eles eu me dano...

Para minha alegria, honra e crescimento – em virtude da La causa, la sabiduría y los valores de los pueblos originários” – como me escreveu o escritor e antropólogo argentino Carlos Martínez Sarasola – uma estimada e nova amizade – eu o conheci via Internet e no intercâmbio de e-mails e não foram poucas as mensagens entre nós. Agradeço a graça aos ancestrais ameríndios, à grandeza e humildade de Sarasola e à minha teimosia de ter continuado a caminhar o caminho “agourado” pelos que queriam me “salvar” ou seja, abandonar a La causa, la sabiduría y los valores de los pueblos originários” – nossos ancestrais AmerÍndios.

No dia 17, sábado, após combinações anteriores, o sábio argentino, amigo dos pueblos originários de seu país, antropólogo e escritor de tantas obras de marcada relevância para se conhecer, respeitar e valorizar os povos indígenas em seu país e na América Latina como um todo, foi ao hotel onde eu e minha esposa Natalina estávamos hospedados em virtude de nossos estudos de Maestría em Educación en ciudad autónoma de Buenos Aires e, intercambiamos: livros com temas indígenas escritos por ele e outro escrito por mim e por parentes escritores e escritoras indígenas, mais um colar e um cachimbo do povo Kiriri do município de Banzaê, Bahia, Brasil.

Isso foi uma dádiva e agradeceré a ello siempre con muchisimas gracias por esto acojida, por su grandeza de persona y obras!!!

O título desta postagem é de sua autoria e foi retirada quando me escreveu anteontem após meu regresso e de Natalina ao nosso país, Estado e cidade: “Ojalá que pronto podamos encontrarnos y trabajar más estrechamente por la causa, la sabiduría y los valores de los pueblos originarios. Felicitaciones por toda tu gran tarea!”.
Ah, sou tão pequenino mas ao que me alinhei ao longos dos anos em prol dos povos indígenas me oportuniza essa beleza de acolhimento e troca!

As fotos abaixo são de momentos meus com os parentes Kiriri, Kariri-Xocó e Fulniô no município de Simões Filho na Bahia, onde resido e trabalho. Eles foram nossos convidados quando a Secretaria de Cultura local apoiou a realização do IX Encontro do Fórum de Cultura da Bahia.



Carlos Martínez Sarasola

Muitíssimo grato amigo Sarasola  e Publos Originários por alegrarem e honrarem meus dias nessa passagem pela Terra!!!

Saiba mais sobre Carlos Martínez Sarasola:


Fontes:
Fotos dos Kiriri/Kariri-Xocó e Fulniô:  créditos de Natalina Bomfim Ribeiro
Foto de Carlos Martínez Sarasola: Do seu perfil no e-mail

4 comentários:

  1. Ademario, querido: acabo de ler suas impressões em torno da sagrada inquietude que alcança não só a criaturas de Nanderu e todos aqueles que sabem da importância que é trilhar pelos caminhos ancestrais. Parabenizo a você e aNatalina pela grade aventura humana que vivenciam em Latinoamerica, especificamente na Argentina. Que os bons fluidos circulem na sua amizade com o antropólogo Carlos Martinez Saralosa; aproveite esse momento único que é compartilhar os saberes dos nossos ancestrais. Parabéns pela exposição de motivos em torno do estágio de Maestría em Educación. Que Nhanderu nos acolha sempre, Graça Graúna

    ResponderExcluir
  2. GG, Grão querido, fértil e sempre ameríndio. Natalina e eu agradecemos sua sempre bem-vinda palavra que sempre nos nos estimula a se aproximar de Nhanderu. Sarasola - como você - é uma amizade para a Vida Inteira e que muito me honra e alegra! Uma elo germina em favor dos pueblos indígenas.

    Besos y abrazos nuestros!

    ResponderExcluir
  3. Pensamentações SEM fronteiras.
    Avante, Ademario!

    ResponderExcluir
  4. Ah, que indicador bem conectado: "SEM". Massa!!!
    Muchas gracias, estimada Sandra, adelante!!!

    ResponderExcluir