terça-feira, 28 de outubro de 2014

Encontro Nacional sobre Educação Escolar Indígena

O manifesto será lançado nesta quarta, 29, às 10h, na sede da CNBB, em Brasília (DF)
View this email in your browser
Assessoria de Comunicação - Cimi

Se a realidade da educação pública, de modo geral, no Brasil é motivo de ampla insatisfação, por parte de alunos, pais e educadores, quando o assunto é educação escolar indígena, a situação é expressivamente mais grave. Com o intuito de visibilizar a realidade escolar vivida nas aldeias e nas escolas indígenas e não indígenas (que atendem a estudantes indígenas), o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) lança amanhã (29/10), às 10h, a publicação “Por uma Educação Descolonial e Libertadora – Manifesto sobre a Educação Escolar Indígena no Brasil”. Mais de 100 professores indígenas de todo o país participarão do lançamento, que acontecerá na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
 
Apesar de uma ampla legislação, nacional e internacional, garantir o direito a uma educação específica, diferenciada, intercultural e bilíngue, as populações indígenas não veem estes direitos implementados na prática.
 
Alguns dos principais problemas que o Manifesto denuncia são: a péssima estrutura física dos prédios (mal construídos, sem manutenção, com problemas estruturais, em total desacordo com os padrões culturais dos povos); a situação de interinidade dos professores, que trabalham, muitas vezes, sem receber remuneração; o desrespeito às diferenças e especificidades culturais e sociais dos povos; e a falta de material pedagógico nas línguas indígenas ou bilíngue; além de problemas em relação à alimentação e ao transporte escolar.
 
“A proposta do Manifesto é, a partir da realidade concreta das aldeias e das escolas que atendem aos estudantes indígenas, denunciar o descaso com a educação voltada a estes povos. E, a partir disso, fazer reflexões e proposições no sentido de garantir a efetivação dos direitos previstos nas diversas legislações. O Estado tem que cumprir suas obrigações constitucionais”, declara Gilberto Vieira dos Santos, Secretário Adjunto do Cimi.
 
 
Serviço:
 
O quê: Lançamento da publicação: “Por uma Educação Descolonial e Libertadora – Manifesto sobre a Educação Escolar Indígena no Brasil”
 
Quando: 29 de outubro (quarta-feira), às 10h
 
Onde: Sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Setor de Embaixadas Sul, Quadra 801, Conjunto B - Brasília (DF)
 
Mais informações: Assessoria de Imprensa Cimi – Luana Luizy: 8128-5799, Patrícia Bonilha: 61 9979-7059
 
 
Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Website
Website
Share
Tweet
Forward
Copyright © 2014 Conselho Indigenista Missionário, All rights reserved. 
Você recebe este informe porque está inscrito na lista de contatos do Conselho Indigenista Missionário - CIMI. 

Our mailing address is: 
Conselho Indigenista Missionário
SDS Ed. Venâncio III - Salas 309/314
cimi.org.br
BrasíliaDF 70393-902
Brazil

Add us to your address book


unsubscribe from this list    update subscription preferences  

Nenhum comentário:

Postar um comentário