segunda-feira, 1 de setembro de 2014

O Povo Tuxá que espera há 25 anos justiça da CHESF

Olá companheiros e amantes da causa indígena!
Venho manifestar e socializar as lutas do meu Povo Tuxá da Aldeia Mãe.
Somos um Povo que luta pelo garantida direito de poder ter de volta a sagrada Mãe Terra... Após vários anos de espera angustiante, sendo alimentados por falsas promessas pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - CHESF que acordou com nosso Povo a entrega de nossas terras para desenvolver a nossas práticas agrícolas em seis meses após o enchimento do lago de Itaparica em 1987. Esses meses se transformaram em mais de 25 anos.
Muitos parceiros contribuíram e seguem nos ajudando a solucionar o nosso problema como: APOINME, ANAI, CIMI, MPF/6ta Câmera e os nossos irmãos indígenas de nosso Estado da Bahia e do Brasil a fora... Por essa razão venho compartilhar que a nossa Nação Tuxá através de seu "Novo Levante pela Mãe Terra" tem travado desde 2009 várias batalhas, prioritariamente pela busca de nossa terra.
Destacamos os levantes efetuados durante o ano de 2009, 2013 quando a comunidade efetuou várias manifestações em nosso estado e em Brasília na busca de rever o Aditivo ao Termo de Ajustamento de Conduta Tuxá/CHESF firmado em 2006, que transferiu de forma errônea para FUNAI a responsabilidade pela aquisição da terra dos Tuxá da Aldeia Mãe.
Nossa comunidade foi pega de surpresa com as letras miúdas e pela falta do devido esclarecimento sobre o TAC, a nossa instituição- FUNAI que deveria zelar, defender e respeitar os nossos direitos assinou TAC, sem sequer assegurar a presença de nossas lideranças no ato de homologação do referido instrumento juridico, com isso omitiu as informações, recebendo quase cinco milhões para adquirir nossas terras. Esse valor se mostrou insuficiente e hoje por força do novo decreto presidencial está sendo conduzido os trabalhos pela FUNAI para aquisição de uma terra denominada Volta do Penedo, a luta continua pois a CHESF se recusa a efetuar o acréscimo financeiro para concluir a compra, criando um impasse nas instituições do governo.
Essas terras a serem adquiridas é insuficientes para assegurar a sobrevivencia física, cultural, religiosa e espiritual de nosso Povo, uma vez que, apenas um pouco mais das 200 famílias serão beneficiadas de um total de 365 que são pertencentes a nossa aldeia Mãe, com isso o Povo resolve batalhar pela reconquista de nosso Território Tradicional "Surubabel". O processo foi iniciado no ano de 2003 quando os Tuxá requereram o repatriamento dos achados arqueológicos retirados do nosso solo sagrado Surubabel, para tanto o povo pediu ajuda a Universidade Estadual da Bahia - UNEB, solicitando o apoio necessário para tornar isso possível. Essa ação gerou um processo que está em faze final de conclusão.
Alimentados pelo encontro ocorrido com a participação de todos os Povos Indígenas da Bahia realizado na Aldeia Mãe do Povo Tuxá no ano de 2008, os Tuxá resolvem reaver o Surubabel e no ano de 2010 efetuam sua primeira retomada, conquistando o direito de serem contemplado com a área a ser objeto de estudo pela FUNAI, que sinalizou efetuar o estudo de nossa terra sagrada.
Esse GT não saiu do papel, por essa razão tramita na justiça uma ação civil pública para assegurar a constituição do GT tendo o objetivo de se efetuar o estudo do Território Tradicional do Povo Tuxá a partir da terra sagrada Surubabel.
Dada a morosidade judicial somado a mais uma vez ao descaso do Órgão Indigenista Oficial - FUNAI, o Povo Tuxá decide reocupar o nosso território e pede apoio aos parceiro, aliados e companheiro de luta para tornar isso possível.
Antes-de-ontem nossa comunidade se mobilizou mais uma vez e por coincidência nossos parentes Geripanko/AL apareceu para nos ajudar, agora para construir a nossa casa de oração já que a FUNAI-DF não cumpriu com acordo firmado em 2013 de construir uma casa de oração com um modelo arquitetónico desenvolvido com a participação de nossos indígenas, por essa razão o povo está construindo uma provisória até que a FUNAI cumpra com o seu papel.
Vale ressaltar que nossa Nação sempre teve como ensinamento de nosso antigos; "em cima do medo, coragem", com isso estamos firmes nesse "novo levante" pela existência de um Povo que ajudou muitas tribos a se reergurem emquanto Povos Indígenas e que agora precisa do apoio de todos.
Digam ao Povo que avancem e nós avançaremos com a graça de nosso pai celestial e de nossas forças poderosas.

Índios da Tribo Tuxá, Nação Proká do Pragaga de Arco Flecha e Maracá "Malacutiga Tuá"
Saudações Indígenas!
Hawaty Arfer Tuxá.
Maria Apako Tuxá

Enviado do Yahoo Mail no Android
Enviado do Yahoo Mail no Android
DescurtirFonte: https://www.facebook.com/sandrohawatytuxa.tuxa/posts/10153195401584546

Nenhum comentário:

Postar um comentário