quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Intercâmbio Internacional no Quilombo de Simões Filho



O grupo de 15 universitários norte-americanos, oriundos de várias universidades dos Estados Unidos (EUA), em intercâmbio internacional, sob a coordenação do professor Bill Calhoun, da SIT (School for International Training – Escola para Treinamento Internacional), localizada no estado de Vermont (Estados Unidos), e com o assistente do Programa, professor Oélito Brandão, em passagem por Simões Filho, foram recepcionados na Casa do Samba Maria Alvina, dia 20 de abril de 2013, às 08h30, no Quilombo Pitanga de Palmares, pela líder quilombola, Srª Maria Bernadete Pacífico Moreira, pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura de Simões Filho – SEMUC, composta pelo titular da pasta, Sr. Jorge Salles, pelo Coordenador de Cultura, Sr. Ademario Ribeiro e pelo Assessor, Sr. Tiago Cardoso e, pelo Sr. Gilberto Leal, Coordenador Nacional de Entidades Negras – CONEN.

Após a líder quilombola, Srª Bernadete dar as boas vindas, o professor Bill Calhoun, agradeceu a acolhida por parte dos quilombolas de Pitanga de Palmares e as presenças dos representantes do poder público local e concluiu a sua fala informando sobre a importância do intercâmbio internacional, sua vinculação à disciplina que está ministrando nesse semestre, prometendo retornar em Pitanga de Palmares, inclusive, passar uma noite regada a rodas de conversa sobre ancestralidade, cultura, autonomia, cultura, meio ambiente, sustentabilidade e justiça social.

O Secretário de Cultura, Sr. Jorge Salles, ao reforçar as boas vindas, expôs um recorte histórico do município de Simões Filho, evidenciando a importância das comunidades de matrizes africanas, particularmente, as quilombolas, e, neste espaço em que aconteceu o intercâmbio, salientou a importância dos quilombos localizados neste município, tais como, Rio dos Macacos, Dandá, Caipora e Pitanga de Palmares, e também, ressaltou sobre outras comunidades simõesfilhenses que já anelam por reconhecimento de serem reconhecidas como remanescentes de quilombo, como a da Cova da Gia, por exemplo.
 
Os(as) estudantes se apresentaram falando da natureza dos seus cursos e respectivos temas para os Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC. Após interagirem sobre algumas curiosidades, todos, em seguida, saíram para conhecerem a Bacia Joanes II, Ilê Ojipocan e demais arredores desse território quilombola, inclusive, em uma de suas áreas contíguas a que chamam de Quilombo Caipora, onde, por informação do Gilberto Leal, lá, teriam um encontro mais intenso com os elementais presentes nos recursos naturais. Dando prosseguimento ao intercâmbio na Bahia, ainda irão a outras regiões do nosso Estado, como a Chapada Diamantina. A professora Paula Santos estava na guiança do grupo e fazendo as respectivas traduções do português-inglês-inglês-português.

O referido programa, no Brasil, se desenvolve ao longo de 22 anos, mobilizando discussões sobre questões como, Justiça Social, Sustentabilidade e Cultura, focando-se no objetivo de “construir alternativas ao modelo de sociedades capitalistas, marcadas pelo alto índice de exclusão e alienação sociais. Defendemos a perspectiva de que a construção e a preservação de identidades são fundamentais para o processo de emancipação humana”.

Fotos: Ademario Ribeiro
Ver mais: http://www.sit.edu/studyabroad/ssa_brr.cfm?cp=2013SFA#.UUoQcdFoRv0

Nenhum comentário:

Postar um comentário