sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

ACBANTU CHORA POR UM GUERREIRO

A ACBANTU CHORA POR UM GUERREIRO
A Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu – ACBANTU está de luto.
O professor, doutor, historiador, Pai, Irmão, Avô, Taata Mungua (Padrinho) da ACBANTU e diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Costa de Araújo morreu por volta de 07h00 desta quinta-feira - 03/01/2013. Faleceu, no Hospital Espanhol, em Salvador. O nosso Taata tinha 64 anos e sofria com problema renal crônico.
No primeiro mandato do presidente Lula, o professor Bira, como é carinhosamente chamado, trabalhou como Presidente na Fundação Cultural Palmares. Após seu retorno a Bahia assumiu a direção geral da Fundação Pedro Calmon em 2007. Ele também já foi diretor do Centro de Estudos Afro-Orientais da Ufba (CEAO), presidente do Conselho para o Desenvolvimento das Comunidades Negras de Salvador (CDCN) e era membro da Academia de Letras da Bahia.
No ano de 2000, quando consultamos sete pessoas entre Povos de Terreiros e acadêmicos negros, expondo sobre a viabilidade da criação de uma nova Instituição que trabalhasse com os terreiros de candomblé da nação angola, encontramos o importante apoio do Prof. Bira que ainda nos apresentou ao Cônsul do Gabão e foi o nosso primeiro contato com organismo internacional. Desde então o chamamos de taata mungua (padrinho).
Foi o Prof. Bira que convocou a ACBANTU a realizar a primeira e histórica distribuição emergencial de alimentos para Terreiros no ano 2004. Ele nos acompanhou, nos inseriu enquanto Povos de Terreiro na dinâmica do Fome Zero, da luta pelo Direito Humano à Alimentação e sobretudo, nas ações culturais de nossa instituição. Ele também foi responsável pela entrega de Certidões a centenas de Comunidades Quilombolas em todo o Brasil.
Muitas vezes, em momentos de grandes desafios, nós o procuramos e sempre encontramos nele total acolhida e conselhos preciosos que marcam até hoje nossa existência ao longo de doze anos de história.
Sendo assim, decidimos que a Décima Primeira Mesa Redonda do Caboclo “Camarada Amigo Meu”, a ser realizada no mês de julho deste ano, entre Povos Indígenas e Povos de Terreiro, será em homenagem e em agradecimento ao nosso taata, demonstrando assim nossa eterna gratidão por sua tão grande luta. Na verdade, o professor Bira foi a primeira pessoa que recebeu a nossa homenagem no ano de 2002.
A sua contribuição para nós Povos de Terreiro e Comunidades Quilombolas foi muito marcante e não poderemos jamais esquecer. O Governador da Bahia, Dr. Jacques Wagner decretou luto oficial de 03 dias.
Com essa perca para todo o Brasil a ACBANTU chora de luto. Por isso, não estaremos funcionando nos dias 04 e 05/01/2013. Somente reabriremos na segunda feira 07/01/2013.
Dada fidi fafá Kenê. “Deus o tenha no reino da glória”.
A Diretoria da ACBANTU
 
Fonte: acbantu.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário