terça-feira, 23 de outubro de 2012

Lei 11.645/08 e as Formações em Catu


LEI 11.645/08: 2ª FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CATU

Por Ademario Ribeiro

                                                                  (Imagem Google)
No sábado, 20 de outubro de 2012, a Secretaria Municipal de Educação de Catu (SMEC), realizou o 3º Encontro da 2ª Formação Continuada de Professores acerca da implementação da Lei 11.64508.
A (SMEC) ao entender a importância dessa legislação e reconhecer os esforços do Serviço Social, nesse município, em prol do código de ética e com vistas às garantias das políticas pela igualdade racial, resolveu apoiar o programa que objetiva a sua implementação junto aos seus professores.
Zizelda Gonçalves Vieira, Assistente Social e militante do Movimento Negro, que já desenvolvia ações junto com professores de história, língua portuguesa e militantes da cultura, tais como, Vete Araújo, Paulo e Zenny Oliveira, entre outros -, em favor do citado código e pelas políticas da igualdade racial, assumiu a coordenação do aludido programa.
A Lei Nº 11.645/08 que determina o ensino da História e Cultura Africana, dos Afro-brasileiros e dos Povos Indígenas, nas escolas da Rede Pública e Particulares, ainda está por “pegar” – como poderíamos exemplificar numa palavra bem informal ao gosto coloquial – nos estabelecimentos de ensino. Entretanto, sabemos de alguns seminários e fóruns acontecendo em algumas poucas instituições e secretarias.
O município de Catu já teria dado seu start favorável a esse processo de implementação da referida lei, desde quando decretou a Lei Nº 860 de 12 de março de 2010, que intituiu o Programa Municipal de Educação para a Diversidade Cultural e Étnico-Racial, e no primeiro semestre de 2012, já se iniciou a Formação Continuada de Professores acerca da implementação da Lei 11.64508. Dessa forma ficou decretado o programa em consideração a fim de que se implementem a Lei Federal n 10.639 de 09 de janeiro de 2003 e a Lei n° 11.645, de 10 de março de 2008, do Parecer do CNE ° 03 de 10 de março de 2004 e da Resolução CNE/CP n° 1 de 17 de junho de 2004.
Art. 2° As escolas da Rede Municipal de Ensino de Catu incluirão os conteúdos de História e Cultura Afro-Brasileira e indígena nos programas, projetos, atividades e disciplinas de História, Língua Portuguesa, Literatura, Geografia, Artes e Ciências, em todas as disciplinas, e em especial de forma interdisciplinar.
Os professores, Antonio Cosme e Stael Kyanda Machado estão ministrando as aulas sobre História e Cultura da África e Afro-brasileira e para ministrar as aulas sobre História e Cultura dos Povos Indígenas, o professor Ademario Ribeiro. Estes estão à frente desse processo desde a primeira formação nesse município.
Abaixo, algumas fotos da 1ª e 2ª Formação, quando dos módulos  da a História e Cultura dos Povos Indígenas:








A certificação acontecerá no dia 06.12. 2012, contando com uma série de apresentações de materiais produzidos ao longo desse processo da 2ª Turma.

5 comentários:

  1. Muito boa exposição meu camarada...

    Parabéns..

    Gilvando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega, Gilvando, salve!

      Grato por sua atenção e carinho!

      Excluir
  2. Olá querido professor quanta honrra... as fotos estão lindas... breve enviarei as que te devo viu rsrs, problemas com o cabo da máquina, mas as fotos estão salvas, saudades. Ass: Márcia de Catu.

    ResponderExcluir
  3. Ôi, querida colega!

    Que bom que vc vai socializar as fotos! Até sábado, dia 10 de novembro, quando finalizaremos mais um ciclo da Formação aí em Catu!

    Grato pela sua visita!

    ResponderExcluir
  4. Ademario Ribeiro

    Fonte de cariho!

    Obrigada
    Prof. Stael Kyanda Machado

    ResponderExcluir