terça-feira, 21 de junho de 2011

III Encontro de Escritores Indígenas na UERJ







No dia 15./06/11, Cristino Wapichana, coordenador do 8º Encontro de Escritores e Artistas Indígenas, que aconteceu no dia 16 deste mês (veja na próxima postagem), me convidou a integrar a Mesa Redonda que foi composta por (ver quem é quem na foto de nº 5): Graça Graúna, eu (Ademario Ribeiro), Jaime Dessana, Moura Tucano, Marcos Terena e Olívio Jecupé, cujo anfitrião foi o Prof. Dr. José Ribamar Bessa, que nos recebeu no auditório da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que estava repleto. Na mesa, os debates, os temas, os diálogos ali tecidos incorporaram muita alegria, vibração, reencontro de almas brasilis, troca de saberes, anelos de paz, aprendizagem para a sustentabilidade, reconhecimento de igualdade e diversidade, pluralidade e unidade, semelhança e dessemelhança sob o olhar atenta a uma educação incluiva, amorosa e solidária, a arte que transforma, a literatura e a resistência, enfim,... a esperança.

Além de tantas palavras sábias dos parentes e daqueles que nos acolheram, os kari-okas, saudei a todos e o Rio de Janeiro, em particular, em tupi, língua mãe de centenas de línguas, e que foi e é conhecida como língua brasílica, clássica, tupinambá ou tupi antigo.

Vejam as fotos gentilmente cedidas pela amiga Líliam Tataxinã, parceira dos Povos Indígenas no Brasil. É muito provável que ainda poste alguns detalhes deste dia, afinal, neste dia a energia foi contagiante e oportunizou emoções, reencontros, alegrias, choros, abraços, aprendizagem, reconhecimento e muita amizade entre os presentes indígenas e não-indígenas.

Viva o Rio de Janeiro, muito lindo! Viva os ancestrais indígenas! Viva os atuais Filhos da Terra e os que virão!

Créditos das fotos: Líliam Maria Tataxinã.

13 comentários:

  1. AR xamã: beleza de postagem. Gostei de tudo nessas fotos, menos do meu semblante. Pareço cansada. O texto está contagiante. Paz em Ñanderu, Grauna grão

    ResponderExcluir
  2. GG, estimada voz ameríndica, você equilibra muitas energias e, com seus elementais cuida de nós tod@s. Esta incorporação tem uma "força" que aparece em nossos traços. Antes assim que ser nesta um troço. Chega de destroços em nosso caminho!

    Que Ñannderu nos acolha e nos suavize os rostos!

    Abraço forte, beijo com fraternura!!!

    ResponderExcluir
  3. Prezado Amigo,

    Venho cumprimentá-lo pelo III Encontro de Escritores Indígenas, que deve ter sido, sem dúvida, um grande evento, uma grande troca de saberes, sim... o que engrandece todos nós que acreditamos na igualdade, na conquista e efetiva garantia de direitos!

    E você, sempre presente em momentos precisos, fazendo Historia...

    Pax et Bonum,

    Elisabete Barbosa
    Presidente CEADDH
    www.ceaddh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Estimado Ademario
    Você é o cara! Parabéns por mais essa pensamentação.
    Receba o abraço aqui do colega exilado nas Minas e que se transferirá para as Gerais nos próximos meses.
    Crisoston

    ResponderExcluir
  5. O 8º Encontro Nacional de Escritores e Artistas Indigenas foi um sucesso, nao apenas no conteudo e qualidade, mas pela presença de nobres indigenas que fazem parte da historia e resistencia ativa dos indigenas em movimento que percorrem as veias deste imenso País.
    Agradeço em nome dos nossos parentes que vieram ao encontro a presença e a partilha de experiencias e conquistas do nosso irmao Ademario.
    Que sejam muitos os nossos encontros e que sejam mais enrriquecedor ainda, para saiamos fortalecidos e ligados pelo mesmo espirito e sentimento os quais nos formam em um.
    Um grande abraço Ademario e o brigado por sua presença e contribuiçao,
    Cristino Wapichana.

    ResponderExcluir
  6. Que bonito, meus amigos num encontro na universidade onde fiz meu mestrado em filosofia...salve Ademário, Graúna e todos os escritores que escrevem com o próprio sangue!

    ResponderExcluir
  7. Ivan Maia meu sempre querido poeta guerreiro; meu querido poeta nietzchiano, grata pela lembrança que tem de mim. E você, mano Ademario, parabens por essa postagem. O teu blog está lindo. Em Ñanderu,
    Grauna grão

    ResponderExcluir
  8. ELIZABETE, querida amiga, muito grato pelo reconhecimento. Juntos podemos mais e desta forma vamos fazer mais pela real IGUALDADE! Minha gratidão!

    CRISOSTON, amigo e mestre amado, como é bom sorver a tua fraternura exposta desde as Minas às Gerais. Minha gratidão!

    CRISTINO, parente em redemoinhos em busca de nos acolher em meio ao que foi construído e muito mais a prosseguir. S'imbora! Grato pelo acolhimento!

    IVAN, mestre e poetamigo, artífice das utopias essenciais. Muito grato por sua visita e até qualquer hora!

    À vocês, meu carinho e alegria de receber as palavras de força e beleza!

    ResponderExcluir
  9. Realmente os dias de seminário e encontro serviram para que muitas coisas fossem descobertas, além das palavras de pessoas sérias (indígenas ou não), pudemos nos envolver na emoção expressada em olhares, lágrimas, sorrisos e discursos encantadores. Que bom que pude estar junto, que bom que tenho ouvidos bons que me proporcionaram o grande momento de escutar as vozes ali presentes.
    Ademário, que bom que você existe.

    ResponderExcluir
  10. Estimada Analu/Luana, essas oportunidades têm este emblema: descoberta, sintonia. Graças ao Grande Espírito têm sido assim os encontros, as dinamicas, os recitais, as oficinas,as palestras. Há uma necessidade de REencontros. De REconexão. REouvir vozes que estão voltando. Precisamos REencontrar o rumo: o eixo cósmico e humano. Precisamos do toque, do abraço - ponte terapêutica disponível. Estaremos por perto nas próximas luas!

    Garidão.

    ResponderExcluir
  11. Quis escrever gratidão, mas, vale também claridão.

    ResponderExcluir
  12. Parabens, querido guerreiro das palavras. Apesar da correria, não me esqueço de ti. Marcos Aguiar

    ResponderExcluir
  13. Meu caro MA, andarinho da utopia em reunir os parentes pelo Brasil afora. É uma alegria tê-lo por perto!

    ResponderExcluir