terça-feira, 26 de abril de 2011

Fronteira Indígena - Encontro Nacional dos Povos Indígenas em defesa da Terra e da Vida

Cem índios recebem diploma de professor

Uma cerimônia de formatura vai entregar o diploma de magistério intercultural indígena para cem índios baianos na tarde da próxima sexta-feira, 20, no Instituto Anísio Teixeira (IAT). A Bahia foi o primeiro estado a aprovar a lei que incluiu a carreira de professor indígena no quadro do Magistério Público.

Atualmente, há 108 professores indígenas com a licenciatura em curso na Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e mais 80 no Instituto Federal da Bahia (Ifba). No Estado, existem 60 escolas indígenas, distribuídas em 12 povos e 22 municípios, grande parte na região sul. A rede atende a 7.730 alunos.

A formatura dos professores índios contou com a presença do governador Jaques Wagner e do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto.

Fonte:http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf





Encontro Nacional dos Povos Indígenas em defesa da Terra e da Vida

Socializando...

Discussões terão como eixo a luta pela reconquista dos territórios e contra o processo de criminalização de lideranças, assim como o enfrentamento aos empreendimentos que impactam terras indígenas

Entre os dias 29 de abril e 1º de maio, o Centro de Formação Vicente Cañas, em Luziânia (GO), recebe o Encontro Nacional dos Povos Indígenas em Defesa da Terra e da Vida. O evento tem como lema Vida e Liberdade para os povos indígenas – Povos Indígenas construindo o Bem Viver. Sob a organização do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o encontro contará com a presença de cerca de 180 lideranças indígenas, de missionários e de parceiros da entidade.
Durante os três dias do encontro, os participantes nortearão suas discussões com base em três grandes eixos: luta pela reconquista e garantia dos territórios; luta contra o processo de criminalização das e lutas e das lideranças; e enfrentamento aos grandes projetos que afetam as comunidades.Por isso, o encontro tem por objetivo, aprofundar em nível nacional essas questões, bem como buscar soluções conjuntas para o enfrentamento destes desafios e propor uma articulação e unificação das lutas dos povos indígenas pela demarcação de seus territórios tradicionais e contra o crescente processo de criminalização das lutas e lideranças indígenas.

Serviço:
Encontro Nacional dos Povos Indígenas em Defesa da Terra e da Vida
Quando: de 29 de abril à 1º de maio, a partir das 8h
Onde: Centro de Formação Vicente Cañas, Luziânia (GO)
Informações: Cleymenne Cerqueira – (61) 2106-1667/9979-7059


Cleymenne Cerqueira
Cimi - Assessora de Comunicação
Tel: (61) 2106-1667
Email: imprensa@cimi.org.br
Site: www.cimi.org.br

www.twitter.com/CimiNacional
www.twitter.com/PareBeloMonte
www.twitter.com/StopBeloMonte

Fonte das figuras: google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário